quinta-feira, 23 de março de 2017

Educasus - Profissionais da Santa Casa participam de capacitação sobre higienização das mãos em ambiente hospitalar

Foto: Divulgação
Atitude simples e eficaz no controle de infecções no ambiente hospitalar, a lavagem correta das mãos foi tema de videoconferência do Projeto Educasus/Telemedicina nesta segunda-feira, 20. A “Campanha: Eu Me Comprometo a Lavar Minhas Mãos” mobilizou colaboradores de diversos setores da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
“Tendo em vista a importância da higienização das mãos para a prevenção das infecções hospitalares, promover palestras e conferências sobre esse tema é essencial a fim de divulgar essa técnica a todos os profissionais e estudantes da Instituição”, explicou a coordenadora de enfermagem da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Santa Casa de Sobral, Elaine Cristina Bezerra. Ela disse ainda que, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “realizar a higienização das mãos da forma correta é considerada a medida mais simples, rápida e barata capaz de efetivamente prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde”.

A CCIH é a comissão responsável pelo levantamento e investigação das infecções hospitalares. O setor tem como objetivo adotar medidas de controle e prevenção dessas infecções. Surgiram na década de 1960 e têm também como atribuição elaborar, implementar, manter e avaliar programa de controle de infecção hospitalar, adequado às características e necessidades da instituição. Há ainda capacitações específicas.

Educasus

O Projeto Educasus / Telemedicina tem como objetivo promover educação e troca de experiências por meio de videoconferências. O programa de atividades à distância é composto de apresentações em medicina, enfermagem, compras e logística, jurídico, legislação, campanhas de prevenções e inovações tecnológicas. Participam hospitais em todo o País.

A palestra desta segunda-feira, 20, foi conduzida pelo enfermeiro Emanoel Severo, Enfermeiro Estomaterapêuta, Presidente da Comissão Regional de Controle de Infecções em Serviços de Saúde, Responsável Técnico da CCIH do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo de Guarapuava.

Fonte: http://stacasa.com.br/site/
Terezinha Fernandes (Assessoria de Imprensa/SCMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário