domingo, 19 de fevereiro de 2017

Turma de Enfermagem 2017.1 da UVA ingressa no estágio do internato na Santa Casa e Hospital Regional Norte

Momento do acolhimento no Hospital Regional Norte (HRN)
Mais um grupo de estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que realizarão atividades de estágios na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) no semestre 2017.1, em regime de Internato, foram acolhidos pelo  Departamento de Ensino e Pesquisa (DEPE) e coordenação do Curso de Enfermagem da UVA. 
Momento do acolhimento na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS)
Os novos internos foram acolhidos, ainda, pelo Centro de Estudo do Hospital Regional Norte (HRN), uma vez que a estrutura da grade curricular contempla atividades nesse Hospital. Na oportunidade, o Blog Encontro Com a Saúde recebeu texto do interno Carlos Romualdo sobre o momento. 
O interno Carlos Romualdo e amigas da turma durante o acolhimento na Santa Casa

"Turma de Enfermagem 2017.1 da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA – inicia o seu último internato
Registro da turma em 10 de abril de 2014, feito pelo Blog, na antiga estrutura do DEPE da Santa Casa de Sobral
Na estrutura curricular da UVA inclui-se o Internato de Enfermagem, modalidade de oferta do estágio supervisionado dos três últimos períodos do curso, é uma modalidade de ensino obrigatória. Na filosofia norteadora do currículo, está modalidade de ensino é o lócus privilegiado do desenvolvimento das competências próprias do enfermeiro, integrando os saberes desta profissão e fazendo de modo mais contínuo e efetivo a articulação do ensino com o trabalho, da educação com o serviço.
Tem como propósito propiciar ao acadêmico uma visão de sua profissão de forma ampla e concreta, além de proporcionar experiências de âmbito técnico-científico, com o desenvolvimento de funções com responsabilidade, ética, liderança, capacidade de comunicação e tomada de decisões (Silva, 2009).
Ressaltamos que o Internato se constitui em um tempo e uma vivência de transição, necessários para articular a passagem do papel de estudante para o de enfermeiro. Nessa fase do curso os alunos ganham progressivamente independência e segurança para o posterior desempenho como profissionais. Esta modalidade de ensino em serviço é denominada de “Experimentando o Exercício Profissional”.
Self da da turma em 16 de fevereiro de 2017, em frente ao auditório do CCS/UVA, feito pelo interno Carlos Romualdo

Partindo desse pressuposto, a turma de Enfermagem 2017.1 da UVA adentrou esse semestre no Internato 3, o último período da faculdade. Os alunos estarão inseridos por todo esse semestre nos serviços dos Hospitais conveniados com a Universidade: Hospital Regional Norte e Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
Para o acadêmico Carlos Romualdo de Carvalho e Araújo, representante da turma, ‘o internato de enfermagem é considerado como a experiência acadêmica mais significativa para nossa vida profissional, servindo como um rico espaço de discussão, reflexão e aprendizagem’. 
Vannuchi (2012) traz-nos a reflexão que o conhecimento é assimilado com a realização do estágio e que reflete não só nos acadêmicos, como também nos enfermeiros docentes e dos serviços de saúde envolvidos, possibilitando um maior fluxo de informações entre a universidade, os serviços de saúde e a comunidade.
O internato de enfermagem impulsionou as mudanças curriculares no curso de enfermagem, apresentando como uma de suas principais estratégias a parceria entre docentes, alunos, enfermeiros de serviço e comunidade no planejamento e estruturação do estágio. 

REFERÊNCIAS
Silva RM, Silva ICM, Ravalia RA. Ensino de enfermagem: reflexões sobre o estágio curricular supervisionado. Rev Práxis. 2009; 1:37-41.
Vannuchi MTO, Lima JVC, Silva LGC, Cardoso MGP, Dellaroza MSG, Haddad MCFL, et al. O internato de enfermagem no currículo integrado. In: Kikuchi EM G, MHDM, organizadoras. Currículo integrado: a experiência do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. UEL; 2012. p. 179-92.

Nenhum comentário:

Postar um comentário