domingo, 26 de fevereiro de 2017

Nutricionista da Santa Casa repassa dicas de como se alimentar de forma saudável no Carnaval

Dançar nos blocos de rua, encontrar os amigos na praia ou curtir o “mela-mela”. Os dias de Carnaval são quase uma maratona para quem aproveita o período para se divertir. Na hora de arrumar a mala para a folia, vão as fantasias, as roupas de banho e o protetor solar. 
Drª Élcia Portella, nutricionista/SCMS
No entanto, muitos foliões esquecem de programar como vão se alimentar e acabam fazendo apenas uma refeição por dia ou ingerindo alimentos com procedência desconhecida. Por isso, o setor de nutrição da Santa Casa de Misericórdia de Sobral separou algumas dicas de como se manter saudável antes e depois do período. As informações são da nutricionista Élcia Portella, coordenadora do Serviço de Nutrição do hospital.

1. O café da manhã no dia da festa deve ser reforçado. É preciso ingerir uma proteína (ovo, queijo) e um produto lácteo (leite, coalhada, iogurte) que tem cálcio e fortalece os músculos, evitando dores. Os pães (em especial os integrais) vão dar mais energia ao longo do dia. Além disso, é preciso investir em frutas, em especial as cítricas que têm vitamina A e C, e sucos naturais.

2. Não pule refeições. Os lanches podem ser levados de casa. Coloque na bolsa cereais integrais (barrinhas de cereal) e frutas como a banana, que possui potássio, ou outras frutas de fácil manuseio como as cítricas (laranja, tangerina) ou maça. Biscoitos (de preferência os integrais) também podem fazer parte do pacote.

3. Se você estiver na praia, vale a pena aproveitar o almoço para ingerir peixes que contam com ômega 3 e ômega 6. É necessário ter cuidado com as saladas cruas. Em ambientes muito aglomerados o risco de contaminação é alto porque nem sempre os vegetais são bem higienizados. Arroz com feijão também é uma boa pedida porque contempla boa parte dos nutrientes necessários para a refeição, complementados pela proteína.

4. Evite consumir itens que estragam com facilidade, como maionese. Se precisar comprar comer na rua, atenção. Alimentos que não estejam bem acondicionados poderão causar infecções intestinais. Evite ingerir itens de camelôs como queijos assados porque normalmente estão sem refrigeração adequada e passam por alta incidência de sol.

5. Abuse dos líquidos. É necessário ingerir de 2 a 3 litros de água por dia. Sucos naturais e água de coco também são uma boa pedida. Sorvetes e picolés de fruta também podem ser consumidos.

6. Invista em bebidas que favorecem a desintoxicação, como sucos de abacaxi com hortelã e laranja com limão, além da tradicional água de coco.

7. Beba álcool com moderação e sempre faça uso de outros líquidos (em especial a água) para a hidratação.

8. No dia seguinte à festa, aproveite o dia para descansar e faça as refeições normalmente.

Fonte: http://stacasa.com.br/site/
Terezinha Fernandes (Assessoria de Imprensa/SCMS)
Fotos: Arquivos da Internet e Blog Encontro com a Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário