quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Educasus - Santa Casa de Sobral participa de palestra sobre Sistema informatizado de certificação

Momento da videoconferência realizada no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa de Sobral
Hospital tem 100% de sua área instalada a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender a população mais necessitada da Região Norte do Estado
A assistência e a misericórdia são marcas da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, hospital que tem 100% de sua área instalada a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). A educação e a tecnologia também estão presentes entre os pilares da instituição. Representantes do hospital participaram de videoconferência do Projeto Educasus/Telemedicina na última segunda-feira, 6 de fevereiro. Durante palestra, foi abordada principalmente a utilização do Sistema de Certificação para Entidades Beneficentes de Assistência em Saúde (SisCebas). O SisCebas é um sistema informatizado que está sendo utilizado para pedidos de renovação e concessão de certificação a partir do dia 1º de janeiro de 2017.
 
Heloisa Arruda e o Prof. Vicente Pinto durante videoconferência no DEPE
O tema da palestra do Educasus nesta segunda-feira, 6, foi “Panorama Filantrópico para Obtenção e Manutenção do Cebas: Os principais motivos de indeferimento do Cebas-Saúde”, proferido pela Assessora jurídica da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Monalisa Santos. A Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas) e a isenção de contribuições para a seguridade social podem ser concedidas às pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social com a finalidade de prestação de serviços nas áreas de assistência social, saúde ou educação, e que atendam ao disposto na lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.
A Certificação é destinada a instituições que comprovem o cumprimento das metas estabelecidas em convênio ou instrumento celebrado com o gestor local do SUS. Além disso, outro requisito é ofertar a prestação de seus serviços ao SUS no percentual mínimo de 60% (sessenta por cento). Entre os benefícios estão isenções fiscais. É necessário ainda que os hospitais contem com um conjunto de exigências legais.

“Somos 100% SUS e buscamos atender a todos os requisitos”, destacou o diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa, Vicente Pinto. De acordo com ele, entre as condições estão gestão unificada, capacitação de pessoal, contratualização, padronizações e protocolos.

Sobre o projeto
O Projeto Educasus / Telemedicina tem como objetivo promover educação e troca de experiências por meio de videoconferências. O programa de atividades à distância é composto de apresentações em medicina, enfermagem, compras e logística, jurídico, legislação, campanhas de prevenções e inovações tecnológicas. Participam hospitais em todo o País.

Fonte: http://stacasa.com.br/site/
Terezinha Fernandes (Assessoria de Imprensa/SCMS)
Fotos: Vanderley Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário