domingo, 12 de fevereiro de 2017

Dicas para evitar quedas de idosos com Alzheimer - Drª Juliana Martins (Médica Geriatra)

Uma das consequências de Alzheimer é a dificuldade de se movimentar. Até mesmo uma simples caminhada pode ser mais difícil para quem tem a doença. Por isso, muitos familiares e cuidadores temem as quedas.

Essa é uma preocupação válida, uma vez que quedas de idosos podem ser acidentes extremamente perigosos, ocasionando fraturas e outras complicações de saúde. Veja as 5 dicas abaixo:

1 – Não deixe o medo tirar a independência do idoso
O risco de quedas faz com que muitos familiares restrinjam as atividades do idoso. Por exemplo: “proibir” que ele ande em certos locais da casa ou frequente o banheiro durante a madrugada sem acompanhamento.

Esse tipo de postura pode deixá-lo isolado e dependente. Evite essa situação! Deve-se manter a independência da pessoa com Alzheimer ao máximo possível. O ideal é garantir um ambiente seguro em que ele possa caminhar e se locomover livremente, acompanhado, se necessário.

2 – Conscientize o idoso sobre sua condição
Muitas pessoas com Alzheimer acreditam que podem fazer as mesmas atividades que realizavam quando jovens. Converse e fale sobre suas limitações. Por exemplo: o idoso sempre cuidou da casa e pega uma escada para trocar uma lâmpada Comente sobre os cuidados necessários que ele precisa tomar, o que ele deve evitar e esteja sempre presente para garantir a segurança.

3 – Use dispositivos auxiliares
Dispositivos auxiliares são bem conhecidos. É o caso de bengalas e andadores. Caso a pessoa tenha problemas para se locomover, insista no uso desses objetos. Mesmo que a pessoa com Alzheimer tenha resistência em usá-los, eles podem evitar muitas quedas e preservar a saúde.

4 – Deixe o ambiente seguro
Como comentamos na primeira dica, é preciso preparar o ambiente para que a pessoa com Alzheimer se locomova com segurança. Coloque pisos antiderrapantes, retire tapetes e instale corrimões em locais de maior risco, como o banheiro e pisos escorregadios. 

Certamente, essas dicas vão garantir mais segurança e o principal: que a pessoa com Alzheimer não fique parada! 



Drª Juliana Martins - Geriatria / CRM 12113
Marque sua consulta: (88) 36772310 ou 36772311
Rua: Maestro José Pedro, 407 - Centro - Sobral-CE
(Instituto Neurológico São Lucas) - 















Foto: Marcildo Brito



Nenhum comentário:

Postar um comentário