![]() |
Foto: Escherichia coli (https://www.google.com.br) |
Comunicamos a detecção de um isolado humano de Escherichia coli portadora do gene mcr-1 no estado do Paraná, confirmado pelo Laboratório Central do Paraná (LACEN/PR) em 08 de dezembro de 2016.
Este gene mcr-1 é capaz de tornar as bactérias resistentes à polimixina, um antibiótico utilizado como último recurso para o tratamento de algumas infecções multirresistentes. O principal agravante deste mecanismo de resistência é o fato do gene mcr-1 estar localizado em um plasmídeo, pequeno fragmento de DNA, capaz de se mover de uma bactéria a outra com extrema facilidade. Essa condição confere ao gene alto potencial de transmissibilidade, espalhando-se rapidamente a outras bactérias.
A polimixina é uma opção crucial de último recurso. Tem sido recentemente utilizada no tratamento de pacientes com infecções causadas por bactérias resistentes a múltiplos fármacos, contra as quais a polimixina continua a ser eficaz. Se a resistência a polimixina se propagar para bactérias que já são resistentes a todos os outros antibióticos, essas bactérias podem causar infecções verdadeiramente intratáveis.
Encaminhamos em anexo o Comunicado de Risco n°01/2016 - SESA/PR, informando sobre a circulação do gene mcr-1 no Paraná, bem como sobre as medidas de prevenção e controle para bactérias multirresistentes.
SOLICITAMOS AMPLA DIVULGAÇÃO DESTE COMUNICADO A TODOS OS SERVIÇOS/PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO PARANÁ, VISANDO SOBRETUDO A ADOÇÃO DAS MEDIDAS CONSIDERADAS ESSENCIAIS PARA A PREVENÇÃO E O CONTROLE DESTE AGRAVO.
Observação: em 24/10/2016 o Centro Estadual de Vigilância Sanitária realizou uma web-conferência sobre o mencanismo de resistência MCR-1. Pedimos que divulguem o link de acesso a esta web a todos os profissionais de saúde conforme orientações abaixo:
Passo-a-passo para assistir:
Baixar o vídeo: webcast.pr.gov.br/sesa/eventos/120/120.zip
Assistir o vídeo: webcast.pr.gov.br/sesa/historico.php?evt_id=120
Caso o vídeo não abra no navegador Firefox, favor tentar novamente através dos navegadores Explorer ou Google Chrome.
Atenciosamente,
PATRÍCIA CAPELO
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná - SESA/PR
Centro Estadual de Vigilância Sanitária - CEVS
Setor de Vigilância Sanitária em Estabelecimentos de Saúde - SVSES
Rua Piquiri, 170 - Tel.: (41) 3330-4542 / 4594
Nenhum comentário:
Postar um comentário