quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Santa Casa de Sobral: Ceará zera fila para transplantes de córnea

 Banco de Olhos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral deve fechar ano com cerca de 80 transplantes de córneas realizados 

O Ceará zerou a fila de espera de transplantes de córnea, depois de 34 anos realizando esse procedimento, iniciado em 1982. Desde a implantação da Central de Transplantes, em 1998, foram realizados no Estado 8.624 transplantes de córneas, 1.183 somente este ano, até o dia 6 de dezembro. A Santa Casa de Misericórdia de Sobral deve fechar este ano com cerca de 80 transplantes realizados. Em todo o ano passado, o hospital realizou 52 procedimentos. O avanço nos transplantes foi possível graças à criação do Banco de Olhos, em maio deste ano.

Foto: Divulgação
“Fila zero” de córnea é uma meta estabelecida pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e indica a situação em que o paciente que precisar de um transplante não necessita esperar pelo tecido porque ele já está disponível para a cirurgia. “Não existe uma demanda reprimida nos transplantes de córnea. O paciente entra na fila e a primeira doação já é dele”, explicou o médico oftalmologista e responsável técnico pelo Banco de Olhos de Sobral, Ribamar Fernandes. Até fevereiro do próximo ano, a expectativa é de que não haja nenhum paciente aguardando novas córneas na Santa Casa de Sobral.

Foto: Divulgação
Na última sexta-feira, 9, foi realizado o IV Encontro entre famílias de doadores e receptores de córneas do Banco de Olhos da Santa Casa de Sobral. Entre os pacientes que receberam córneas, a sensação é de gratidão. “Eu tinha apenas 5% de visão e antes da cirurgia sentia muita dor nos olhos”, conta o agricultor Julião Oliveira Lima, 80. Ele lembra que contraiu uma doença nos olhos em 1954 nas matas da Amazônia e ficou praticamente cego. “A medicina hoje avançou muito e eu pude saber da possibilidade do transplante”, ressalta.
 
Foto: Divulgação
Entre as famílias doadoras, a solidariedade fala mais alto. “Perdi meu filho de 25 anos em um acidente de moto, mas eu tenho uma lembrança dele vivendo ainda na pessoa que recebeu a córnea dele”, destaca Francisco Gonçalves Pereira, 66. Ele disse ainda que já salva vidas desde agora com a doação voluntária de sangue e que ao morrer também quer ser doador de órgãos.
Transplantes no Ceará
Nos últimos três meses, o Ceará realizou 136 transplantes em setembro, 161 em outubro e 140 em novembro. Nesse período, a fila de espera diminuiu de 246 pacientes em setembro, 51 em outubro e 76 em novembro. O mês de dezembro começou com 57 pacientes prontos para o transplante. “Considerando os dados, o Ceará está com sua lista de córnea zerada”, confirmou o Ministério da Saúde.
Foto: Divulgação
O Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) posiciona o Ceará como o segundo estado que mais realiza transplantes de córnea no país. Com taxa de 132,1 transplantes por milhão da população (pmp), está entre os cinco, além do Distrito Federal, que ultrapassaram os 90 transplantes de córnea pmp. Este ano, em outubro, o Ceará já registrava o maior número de transplantes de córnea realizados em um ano no Estado, superando os 831 transplantes de todo o ano de 2015. O número de transplantes de córnea ajudou o Estado a estabelecer novo recorde de transplantes de órgãos e tecidos.
Foto: Divulgação
“O grande diferencial deste ano foi o número de transplante de córneas. A implantação de novos bancos já colocou o Ceará em segundo lugar no transplante de córneas no Brasil”, comentou, ainda em novembro, a coordenadora da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado, Eliana Barbosa. Além do Banco de Olhos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, funcionam atualmente o Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Banco de Olhos do Ceará, em Fortaleza. Eliana Barbosa também destaca a implantação do núcleo de captação de córneas na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). 

Fonte: http://stacasa.com.br/site/
Terezinha Fernandes (Assessoria de Imprensa/SCMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário