| Curso realizado durante o semana abordou as boas práticas de manipulação em lactário e nutrição em Neonatologia |
No período de 12 a 16 deste mês aconteceu a I Semana de Nutrição em Neonatologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O evento foi realizado no Departamento de, Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), sendo idealizado pelas nutricionistas Kelle Tomais (Serviço de Nutrição da Santa Casa/Preceptora da Residência Multiprofissional em Neonatologia), Jéssica Silva e Ianne Marinho (residentes em Neonatologia). O momento também contou com a colaboração dos residentes multiprofissionais em Neonatologia das categorias de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, na perspectiva de uma abordagem multidisciplinar.
![]() |
| Momento de dinâmica realizado durante atividade no DEPE/SCMS |
A programação contou com diversas atividades que incluíram: curso de boas práticas de manipulação em lactário e nutrição em neonatologia; educação permanente em saúde abordando a importância do cuidado e manejo adequado da ordenha do leite materno; capacitação para apresentação e a implementação dos fluxogramas de leite humano pasteurizado (LHP) e do aditivo do leite materno. A programação trouxe, ainda, ações em educação permanente sobre nutrição em neonatologia e segurança do paciente, bem como educação em saúde visando estimular a doação de leite humano e o aleitamento materno exclusivo. O momento foi voltado às lactaristas, profissionais de saúde da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal 2 e do Bloco Obstétrico, além de nutrizes internadas nas enfermarias de alojamento conjunto e na casa de apoio do hospital.
| As nutricionistas: Jéssica Silva (residente), Kelle Tomais (preceptora) e Ianne Marinho (residente) |
Nos dias 13 e 16 de dezembro aconteceu o Curso de Boas Práticas em Lactário e Nutrição em Neonatologia, ministrado pelas residentes Jéssica Silva e Ianne Marinho, para 11 lactaristas do serviço de nutrição da SCMS. As atividades contemplaram momentos teóricos e práticos que compreenderam aspectos referentes aos benefícios do leite materno para o recém-nascido, boas práticas de manipulação de alimentos, higienização correta das mãos, uso de equipamentos de proteção individual, degelo, porcionamento e validade de leite humano e fórmulas infantis, tipos de dieta e suplementação em neonatologia, além da apresentação dos fluxogramas do LHP e do aditivo do leite humano.
A atividade foi iniciada com uma dinâmica de apresentação visando aproximar e estreitar os laços entre as participantes e as nutricionistas. “Após a abordagem teórica, houve uma pausa para o lanche, com posterior explanação prática, objetivando executar os conhecimentos assimilados”, explica a residente Jéssica Silva. “Ao final, houve um diálogo de troca de experiências e vivências, onde as participantes mostram-se participativas e socializaram as potencialidades e fragilidades encontradas, bem como deram sugestões para a resolução dos problemas e melhorias no serviço, enfim, foi uma atividade bem exitosa”, destaca a residente.
Colaboração: Jéssica Silva (Nutricionista Residente da REMUNE/Santa Casa-INTA)


Nenhum comentário:
Postar um comentário