![]() |
| Encontro da Liga de Enfermagem em Saúde da Família (LESF) no CCS/UVA |
Durante todo o ano de 2016, o projeto de ensino, pesquisa e extensão "Liga de Enfermagem em Saúde da Família (LESF)" da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) atuou mediante o desenvolvimento de ações para o fortalecimento das estratégias promotoras de saúde, de modo a atuar junto às vulnerabilidades locais as quais os indivíduos do território estão sujeitos. A LESF propôs a construção de práticas interdisciplinares, orientadas pelo princípio da integralidade e fincadas na Atenção Primária à Saúde (APS).

"Assim, partimos da premissa que a Estratégia Saúde da Família (ESF) é formulada para organizar a Atenção Primária no SUS, propondo a reorganização nas práticas de saúde, considerando a necessidade de adequar as ações e os serviços à realidade da população em cada unidade territorial, definida em função das características sociais, epidemiológicas e sanitárias", explica o acadêmico de Enfermagem da UVA e membro da LESF, Carlos Romualdo.
"Sendo assim, a LESF busca uma prática de saúde que garanta a continuidade do cuidado, a integralidade da atenção, promoção e prevenção à saúde e, em especial, a responsabilização pela saúde da população, com ações permanentes em saúde", ressalta o ligante. Liga de Enfermagem em Saúde da Família fundamenta-se nos seguintes pressupostos: Educação permanente em saúde, educação popular e (em) saúde, equipe multiprofissional e interdisciplinar. Promoção da saúde, Metodologias de intervenção e atuação inseridas no território vivo. As ações são voltadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão.
Com Informações: Carlos Romualdo (Acd. de Enfermagem da UVA e membro da LESF)




Nenhum comentário:
Postar um comentário