segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Fisioterapeuta conclui mestrado na UFC tendo o HRN como linha de pesquisa

Da esquerda para direita: Dr. Vicente Pinto, Dra. Camila Coelho, Dr. César Barbosa, Mestre Jisbaque Braga e Dr. Daniel Hardy Melo (diretor-geral do HRN)
O fisioterapeuta do Hospital Regional Norte, Jisbaque Melo Braga, defendeu no último dia 1º de dezembro a sua dissertação de mestrado em ciências da saúde, na Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo como linha de pesquisa o HRN. O trabalho do profissional foi aprovado por unanimidade.
Segundo o colaborador do HRN, a pesquisa sobre prevalência, perfil de sensibilidade antimicrobiana e genes de resistência aos betalactâmicos (que são drogas de escolha para tratamento de enterobactérias) é fundamental para o monitoramento da disseminação de genes de resistência, conscientização do risco do uso indiscriminado de antibióticos e adesão às normas de controle de infecção de todas as pessoas que adentram o ambiente hospitalar, como colaboradores, pacientes e acompanhantes.
“ Quando eu comecei a trabalhar no hospital vi o quanto as infecções são um grave problema de saúde pública. Então eu percebi que infecção hospitalar é um tema extremamente relevante. Foi aí que eu decidi fazer a minha pesquisa sobre esse assunto”, disse. Segundo Braga, a infecção hospitalar impacta diretamente na morbimortalidade, aumento do tempo de internação e custos financeiros durante o tratamento. Jisbaque Braga trabalha no HRN desde maio de 2013. Atualmente, o fisioterapeuta atua nas Clínicas Médicas e Cirúrgicas da unidade.

Thiago Conrado
Assessoria de Imprensa do HRN

Um comentário: