Grupo Cuidadores do Coração promove aferição de pressão arterial, além de repassar orientações sobre os fatores de risco para adoecimento cardiovascular
As doenças cardiovasculares são as maiores causas de mortalidade no Brasil e no Mundo. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que em 2016 quase 350 mil brasileiros venham a óbito em virtude das enfermidades do coração, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), o infarto do miocárcio e a hipertensão arterial sistêmica. A Santa Casa de Misericórdia de Sobral apóia a prevenção dessas doenças e recebeu nesta quarta-feira, 30, uma ação de conscientização do Grupo de Pesquisa e Extensão Cuidadores do Coração.
Durante o evento, foi realizada aferição de pressão arterial, além de repassadas orientações sobre os fatores de risco para adoecimento cardiovascular, promovendo a reflexão dos colaboradores e visitantes da Santa Casa de Sobral sobre os aspectos que contribuem com o acometimento do adoecimento cardiovascular.
O objetivo do Grupo é conscientizar as pessoas acerca da importância em se manter com níveis pressóricos (de pressão) adequados. A Hipertensão Arterial, uma das doenças mais comuns, é definida como uma condição clínica causada por diversos fatores e caracterizada por níveis pressóricos elevados.
Grupo Cuidadores
O grupo de pesquisa e extensão “Cuidadores do Coração” do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto Superior de Teologia Aplicada – Faculdades INTA foi criado em 2010 e tem como objetivos realizar grupos de estudo semanais sobre pesquisa e estratégias de prevenção de doenças cardiovasculares (DCV).
Além disso, promove atividades de extensão à comunidade com o objetivo de promover ações que busquem conscientizar as pessoas acerca da importância em se manter com níveis pressóricos adequados. Realiza atividades voltadas a identificar fatores de risco para adoecimento cardiovascular, promovendo a reflexão da comunidade acadêmica sobre os aspectos que contribuem com o acometimento do adoecimento cardiovascular, de maneira a explorar os aspectos comportamentais das pessoas analisando o estilo de vida de maneira a estimular hábitos saudáveis de vida para prevenir doenças cardíacas.
Fonte: http://stacasa.com.br/site/
Terezinha Fernandes (Assessoria de Imprensa/SCMS)
Fotos: Blog Encontro Com a Saúde
***
Do Blog: "Durante o momento, além da aferição de pressão arterial, Peso, Altura, Cálculo de Índice de Massa Corpórea - IMC, Relação Quadril-Cintura - RQC, foram aplicadas tecnologias educativas, como: caça fatores de risco cardiovascular, jogo da memória, mitos e verdades sobre doenças cardiovasculares, além de orientações para prevenção de adoecimento cardiovascular e promoção de hábitos de vida saudáveis. O evento contou com a participação de diretores, colaboradores e visitantes da Santa Casa de Sobral". (informação da Acd. Gabriela Miranda/Grupo Cuidadores do Coração)
Nenhum comentário:
Postar um comentário