Foto:Divulgação |
A parceria da Santa Casa de Misericórdia de Sobral com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) Sobral já se estende há 25 anos, desde a implantação do Hemocentro na cidade. O hospital foi uma das instituições que recebeu uma comenda por auxiliar o Hemocentro na captação de doadores voluntários de sangue. A entrega ocorreu na sede da instituição, nesta sexta-feira, 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.
“Os hemocentros dependem das doações voluntárias de sangue. A Santa Casa através da Responsabilidade Social promove uma campanha de doação de sangue. Além disso, a agência transfusional auxilia na captação hospitalar há 25 anos. Graças ao trabalho bem feito, temos doadores voluntários todos os dias”, comemorou a coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce de Sobral, Valéria Vasconcelos.
A Santa Casa contribui com a doação de sangue em campanhas temáticas, em especial no período do Carnaval, quando em média 200 bolsas de sangue são coletadas dos colaboradores. Além disso, há a captação hospitalar, por meio da qual os profissionais do hospital incentivam a doação voluntária de sangue.
“São 200 bolsas de sangue que salvam até 800 pessoas. Além disso, cada funcionário que participa da campanha depois de três meses retorna e passa a ser um doador regular”, destacou a Coordenadora de Responsabilidade Social da Santa Casa, Ana Helena de Vasconcelos Albuquerque. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas porque o sangue é processado e tem seus componentes separados.
O trabalho do Hemoce também é essencial para a Santa Casa, de acordo com a Diretora de Enfermagem do Hospital, Lucila Maria de Albuquerque. “Temos uma Agência Transfusional na Santa Casa mantida em parceria com o Hemoce. Precisamos do sangue fornecido pelo Hemoce para nossos pacientes”, ressaltou.
Doação de Sangue
Esta é a 10ª Semana Nacional de Doação de Sangue. O tema do Dia do Doador este ano no Hemoce é “Doe chances. Doe sangue.” “Todos os anos escolhemos um tema para sensibilizar. A doação de sangue é uma chance que pode gerar vida”, destacou Valéria.
O Hemoce Sobral atende 59 municípios na coleta e distribuição de sangue. Por isso, de acordo com Valéria Vasconcelos, é necessário investir na doação voluntária não apenas em Sobral, mas nas demais cidades da Zona Norte. “O mais importante é a fidelização do doador de sangue porque quanto mais fiel é, temos a certeza de coletar um sangue de qualidade e distribuir a quem precisa”, ressaltou Valéria Vasconcelos durante entrevista ao programa Santa Casa no Ar. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras de 7h às 8h na Rádio Educadora do Nordeste AM 950. A apresentação é do jornalista Vanderley Moreira e do diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa, professor Vicente Pinto.
A demanda por sangue cresce perto das festas de final de ano e nas datas comemorativas como Carnaval e Semana Santa. “As pessoas viajam nas festividades e é exatamente quando temos maior demanda”, explicou. Pode doar sangue qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, com mais de 50 kg e que apresente um documento de identificação com foto
Fonte: http://stacasa.com.br/site/
Terezinha Fernandes (Assessoria de Imprensa/SCMS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário