quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Discurso do Prof. Dr. Gerardo Cristino Filho na solenidade de entrega da Medalha Visconde de Saboia e Medalha Comemorativa dos 10 anos do Campus da UFC em Sobral

Magnífico Reitor,
Distinta mesa de autoridades,
Colegas professores, caríssimos estudantes e técnicos,
Minhas senhoras e meus senhores,

O Reitor, Henry Campos, e o Prof. Dr. Gerardo Cristino Filho
Estou muito agradecido ao Curso de Medicina e ao Campus da UFC em Sobral pela escolha do meu nome para receber estas honrarias: Medalha Visconde de Saboia e Medalha Comemorativa dos 10 anos do Campus da UFC em Sobral. Dirijo-me em especial aqueles da Universidade pela gentileza da indicação e pela confiança em mim depositada para o desafio de implantar uma unidade da Faculdade de Medicina em Sobral: o então Magnífico Reitor Roberto Cláudio Frota Bezerra e o então Diretor da Faculdade de Medicina, Professor Henry de Holanda Campos. Eles sabiam e eu compreendi que, seguindo  Rubem Alves, iríamos plantar carvalhos e não eucaliptos. O resultado não seria imediato, o que exasperava os apressados.
Tudo tem o seu tempo determinado. Há tempo de plantar e tempo de colher, como se lê em Eclesiastes, contrariando os incrédulos. Os que acreditaram podem se regozijar de podermos dizer: na medicina - 382 médicos graduados, 12 programas de residência médica, 3 mestrados acadêmicos, 172 mestres titulados e um hospital de ensino. Com o apoio fundamental do então Ministro Ciro Gomes, um campus foi implantado em 2006:  8 cursos de graduação e mais um mestrado acadêmico. Toda uma infraestrutura cuidadosamente instalada com salas de aula, laboratórios, bibliotecas e refeitório garantindo conforto, condições de trabalho e ambiente adequado para propiciar formação de qualidade para os nossos estudantes. 
O desafio primeiro da Universidade Federal do Ceará em Sobral foi implantar um Curso de Medicina de qualidade. Para isso precisávamos de pioneiros e não de bandeirantes. Pioneiros professores, estudantes, servidores. Conseguiram o feito graças à Administração Superior da UFC, à Prefeitura de Sobral, à Universidade Estadual Vale do Acaraú, à Diocese de Sobral e ao Governo do Estado do Ceará. Destacamos o empenho dos prefeitos Cid Gomes e Leônidas Cristino e do Reitor da UVA Professor Teodoro Soares.
O nosso objetivo é formar profissionais comprometidos com as transformações da sociedade, cooperativos, criativos, solidários e éticos. Profissionais com pensamento novo para enfrentar novos desafios, próprios de uma sociedade dinâmica. Para alcançar este intento, temos que acompanhar o que dizia Albert Einstein: "Problemas não podem ser resolvidos com um modelo de pensamento que levou a eles." Temos que mudar a maneira de ensinar e o jeito de aprender. Para tanto, agora sob a liderança do Prof. Juvenal Linhares, estamos inovando, seguindo as novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de medicina, implantando uma nova matriz curricular, com novo cronograma e buscando aprimorar o binômio ensino-aprendizagem. Sendo o ensino da Medicina uma atividade essencialmente prática, estamos valorizando fortemente os laboratórios de habilidades clínicas e cirúrgicas, bem como os laboratórios de habilidades de comunicação e atitudinais. Estes essenciais para a formação médica na sociedade contemporânea. Não desejamos somente transmitir conhecimento para nossos estudantes, mas também induzi-los a produzir. Assim, com o apoio dos Reitores Professor Jesualdo Farias e Professor Henry Campos e do Diretor do Campus de Sobral, Professor Vicente Pinto, estamos prestes a inaugurar um bloco destinado unicamente para a pesquisa básica e clínica.
Continuamos desejando implantar o curso de Administração de Sistemas e Serviços de Saúde, essencial para a melhoria da gestão da saúde, tanto pública quanto privada. Continuamos reivindicando junto ao Governo do Estado a implantação de um Serviço de Verificação de Óbitos, atividade indispensável para o ensino médico e para o criterioso estudo epidemiológico dos agravos.
Mais uma vez, agradeço sensibilizado ao Campus de Sobral e ao Curso de Medicina por estas destacadas homenagens. Continuarei, com as minhas forças e dentro de meus limites, a contribuir com tudo o que puder para o progresso da Universidade Federal do Ceará e da Medicina.
Muito Obrigado.

Sobral, 4 de novembro de 2016.

Prof. Gerardo Cristino Filho
Professor de Neuroanatomia e Neurocirurgia
Curso de Medicina / UFC – Campus de Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário