sábado, 5 de novembro de 2016

Banco de Olhos da Santa Casa de Sobral recriando a luz

Transplante de córnea realizada na Santa Casa de Sobral
O Banco de Olhos e Tecidos Oculares da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, credenciado e autorizado para funcionamento desde 22 de janeiro de 2016, através da Portaria Nº 78, publicada no Diário Oficial da União (DOU), é um equipamento de extrema importância para o processo de transplantes de córneas, realizado no Hospital desde 2011. A Santa Casa já contabiliza 218 transplantes de córneas, de 2011 a 2016, um verdadeiro resgate de homens, mulheres, jovens, idosos e crianças dos seus tristes dias de escuridão. A atividade do Banco de Olhos da Santa Cada de Misericórdia de Sobral propiciou mais agilidade do processo de captação e uma seleção mais rigorosa das córneas doadas, assegurando maior índice de sucesso nos transplantes, além da agilidade para diminuir a lista única de receptores no Estado do Ceará, que já conta hoje com 220 pacientes.
Dr. Ribamar Fernandes Filho médico responsável pelo Banco de Olhos
Entretanto, para que o processo do Banco de Olhos seja pleno e continuado, no que se refere ao aporte tecnológico incorporado aos transplantes de córneas na zona Norte do Estado do Ceará, faz-se necessário a grandeza da doação e a generosidade do componente humano. De nada adiantará a sua importância e o seu pioneirismo, pois é este o segundo Banco de Olhos instalado em uma cidade do interior do Nordeste  – o primeiro está instalado na cidade de Petrolina em Pernambuco –  se não acontecer a doação de córneas. A doação de órgãos é um ato absolutamente solidário e nobre, carregado de emoção e humanismo, representado pela chance de alguém fazer o bem mesmo após a morte.
Sendo assim, o Banco de Olhos, como aparato e apoio aos transplantes realizados no Hospital, só será pleno através de um doador e o consentimento de sua família. Os gestos de solidariedade espontânea de uma doação permitirá que a Santa Casa de Sobral, através do seu Banco de Olhos, possa ajudar muitas pessoas a terem uma nova chance de vida com um transplante de córnea, sendo resgatadas dos seus infindos dias de escuridão. Por isso, compartilhe esta mensagem, faça parte de uma rede do bem. Doe Vida! Doe Órgãos! Doe Córneas!

Atividade de ensino realizada no Banco de Olhos
Funcionamento do Banco de Olhos
No Banco de Tecido Ocular Humano são realizados os serviços de triagem clínica e sorológica dos potenciais doadores de tecido ocular, enucleação – retirada do globo ocular – processamento, avaliação e distribuição da córnea para transplante, garantindo a conservação e a qualidade do tecido para disponibilizá-lo à realização de cirurgia oftalmológica. Os transplantes obedecem à ordem da lista de espera da Central de Transplantes do Estado.
Armazenamento e Captações
O globo ocular doado é avaliado em lâmpada de fenda. A separação e o processamento da córnea são realizados em capela de fluxo laminar e acondicionada em líquido de preservação onde é feita nova avaliação microscópica e armazenada em refrigerador com controle de temperatura mantendo-a entre 2 a 8°C, por um período de 14 dias. Antes da distribuição para transplante a córnea passa por nova avaliação em lâmpada de fenda.
Autores: Dr. Ribamar Fernandes Filho – Enfº Iranildo Fontenele  – Acd. Enfermagem Sinara Farias

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário