Palestras e trocas de
experiências sobre educação e saúde infantil fazem parte da programação do I
Simpósio da Primeira Infância, que será realizado nesta quinta-feira, 6, e na
sexta-feira, 7, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada da Secretaria
da Saúde do Estado. O evento é uma parceria da ESP/CE, por meio da Diretoria de
Pós-Graduação em Saúde (Dipsa), e do Curso de Mestrado Profissional na Saúde da
Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Participarão
estudantes e profissionais que atuam no segmento da primeira infância.
Segundo Anamaria Cavalcante e Silva, gestora da
Dipsa, o simpósio tem o objetivo de apresentar para a comunidade científica e
profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhos e pesquisas
desenvolvidas pelos mestrandos e docentes do Mestrado Profissional na Saúde da
Criança e do Adolescente da UECE, além das experiências bem-sucedidas do
sistema de saúde e educação do Ceará no segmento da Primeira Infância, tais
como Trevo Quatro Folhas (Sobral), Cresça com seu Filho (Fortaleza) e Infância
Primeiro Lugar (Ceará). “O simpósio foi idealizado em função da importância que
a Primeira Infância hoje representa no campo da neurociência. Há um consenso no
conhecimento científico que esse é um período essencial no desenvolvimento do
indivíduo”, destaca.
O Simpósio da Primeira Infância terá como
palestrantes os médicos Jayme Murahovschi, especialista por proficiência em
gastroenterologia pediátrica, de São Paulo, e Sophie Eichmann, especialista em
neurologia pediátrica, de Pernambuco. O evento foi planejado junto à equipe do
Mestrado Profissional na Saúde da Criança e do Adolescente da UECE para
comemorar os 15 anos de criação do Mestrado. “O Simpósio será uma forma dos
mestrandos e docentes da UECE interagirem com a sociedade acadêmica e
profissionais de saúde'', diz Anamaria Cavalcante e Silva.
Primeira Infância
De um modo geral, chama-se Primeira Infância ao
período que vai desde a concepção do bebê até o momento em que a criança
ingressa na educação formal. Isso quer dizer que a Primeira Infância engloba a gestação,
o parto e os primeiros anos de vida da criança. Como o início da educação
formal não se dá na mesma idade em todos os países, há diferentes noções do
final da Primeira Infância. No Brasil, consideramos que a Primeira Infância
acaba quando a criança completa seis anos de idade. É um período muito
importante para o desenvolvimento da criança e as experiências dessa época são
relevantes para o resto da vida, mesmo aquelas que acontecem durante a gestação
e enquanto o bebê é pequeno, ainda não sabe falar e nem tem memória apurada dos
fatos que acontecem à sua volta.
Programa Mais Infância Ceará
O programa é dividido em três pilares: “Tempo de
Crescer”, “Tempo de Brincar” e “Tempo de Aprender”. O Tempo de Crescer
compreende que o desenvolvimento infantil requer uma abordagem integral e visa
à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e
comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais
e cuidadores.
O “Tempo de Brincar” foca nos benefícios da
brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças,
além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua
comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o
direito da criança ao brinquedo e a brincadeira. Já o “Tempo de Aprender”
entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de
universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
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