quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Hemoce conquista nova certificação ISO 9001

 
A certificação de qualidade ISO 9001:2008 do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), renovada em 2015, foi mais uma vez aprovada em auditoria. O Hemoce é a única unidade da rede de saúde pública do Estado e o primeiro hemocentro da região Nordeste a receber esta certificação. Junto com a confirmação da certificação, o Hemoce também está iniciando um novo processo que vai melhorar ainda mais o nível de excelência da instituição: a adoção de novas etiquetas transfusionais e requisições de transfusão (RT).

Neste mês, as requisições de transfusão, que antes eram em três vias, passaram a ter duas e uma etiqueta autocolante para identificar o paciente que recebe a bolsa de hemocomponentes. Assim, a via que era afixada no prontuário do paciente, será substituída pela etiqueta autocolante. De acordo com a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, a mudança agiliza o processo de solicitação e distribuição de hemocomponentes e melhora a rastreabilidade das transfusões, além de diminuir o consumo de papel e a consequente geração de resíduos sólidos. “Essa mudança otimiza os procedimentos de rastreabilidade da transfusão, tornando-os mais enxutos e mais sustentáveis, confirmando a tradição do Hemoce em primar pela excelência de seus procedimentos de hemovigilância, agregando ainda mais segurança a um processo em que o Ceará vem se destacando ao longo dos anos ”, explica.


A rastreabilidade dos hemocomponentes é importante para a segurança transfusional e também é requisito sanitário. O sistema de hemovigilância, implementado pelo Ministério da Saúde, requer a identificação numérica das bolsas de sangue a fim de identificar o doador em caso de complicações decorrentes de transfusão. O Hemoce conta há mais de um ano com o Padrão Internacional de Identificação de Componentes da International Society of Blood Transfusion – ISBT 128. Assim, os hemocomponentes produzidos contam com uma combinação numérica que não se repete em nenhum dos associados, permitindo sua identificação em qualquer lugar do mundo.

Gestão de qualidade

A certificação ISO 9001:2008 é conferida a instituições no mundo todo que se destacam pela excelência de seus processos e serviços, após análises de resultados e auditorias que indicam se os critérios da Norma foram atendidos ou não. Assim, a certificação ocorre em um ano e, nos dois seguintes, ocorrem novas auditorias de manutenção do sistema de qualidade. No quarto ano, a instituição precisa se submeter a todo o processo novamente.

O Hemoce foi certificado pela primeira vez em abril de 2012 nos processos relacionados ao Ciclo do Sangue (captação, triagem, coleta, processamento, sorologia, imunohematologia, armazenamento, transporte, ambulatório de transfusão e distribuição), com manutenção da certificação em 2013 e 2014.

Em 2015 foi iniciado o novo ciclo de certificação com inclusão do Laboratório NAT (que identifica a presença dos vírus HIV e das hepatites B e C) no escopo. Em 2016, além da manutenção da certificação, o escopo do certificado foi ampliado e agora abrange todas as áreas do Hemoce de Fortaleza. Foram incluídos os ambulatórios de coagulopatias e de hemoglobinopatias; dos laboratórios de hematologia e de coagulação também dos Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário – BSCUP.

O atual escopo do certificado ISO corresponde aos processos de captação, triagem, coleta/aférese, processamento, sorologia, biologia molecular/Nat, imunohematologia, armazenamento e distribuição de sangue, ambulatório de transfusão, Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, laboratório de hematologia, laboratório de coagulação, ambulatório de coagulopatias e ambulatório de hemoglobinopatias.

“Há muito tempo o Hemoce é uma referência nacional em gestão da qualidade dos processos ligados ao beneficiamento de sangue. Não à toa, fomos indicados pelo Ministério da Saúde para sermos ‘padrinhos da qualidade’ dos hemocentros do Rio Grande do Sul e do Maranhão, prestando consultoria e fazendo intercâmbio de experiências com estas instituições. Esta certificação, que agora engloba todos os setores do Hemoce, confirma que estamos no caminho certo e devemos cada vez mais buscar a excelência dos nossos serviços, com a certificação das unidades que ficam no interior do estado”, comemora Luciana.


 Assessoria de Imprensa do Hemoce

Nenhum comentário:

Postar um comentário