quarta-feira, 7 de setembro de 2016

UTI NEO II da Santa Casa realiza momento de comemoração da independência para recém nascidos

Momento da apresentação dos bebês na UTI NEO II
Nesta terça-feira (6), aconteceu na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI NEO) 2 a comemoração da Independência do Brasil. Na ocasião, os recém-nascidos (RNs) internados foram caracterizados de soldadinhos de chumbo, em alusão à data comemorativa, representando o sentimento de patriotismo. O conto original do soldadinho de chumbo traz a história de um boneco que tem apenas uma perna e que se apaixona por uma bailarina que também é uma boneca. Em um dos momentos, o soldadinho é engolido por um peixe e depois retirado da sua barriga, fazendo uma comparação com a gestação, ou seja, um renascer para uma nova oportunidade. 
A enfermeira Renides Brasil com mãe do recém nascido na UTI NEO II
No final, o soldadinho e a bailarina se unem em um só coração, trazendo uma mensagem de amor, renovação, coragem e superação, que simboliza o cotidiano dos RNs em cuidados intensivos na luta pela recuperação da saúde. A iniciativa da encenação foi idealizada pela coordenadora da UTI Neo 2/SCMS, Enfª. Renides Brasil, em conjunto com a equipe da Residência Multiprofissional em Neonatologia: Amanda Naka (enfermeira), Renata Soares (enfermeira), Kamila Teófilo (fisioterapeuta), Alana Duarte (farmacêutica ) e Jéssica Silva (nutricionista).
Residentes multiprofissionais com recém nascido na UTI NEO II
A proposta da ação foi proporcionar um momento de alegria e humanização, bem como amenizar a dor e a ansiedade dos pais e familiares. Além disso, objetivou-se uma maior interação e aproximação entre os pais e a equipe de saúde, resultando em uma melhor assistência e cuidados prestados ao Neonato.

Texto: Ana Jéssica da Silva (Nutricionista Residente em Neonatologia da SCMS/INTA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário