sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Sobral recebe o I Encontro Sobralense sobre Doença Celíaca

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebeu o I Encontro Sobralense sobre Doença Celíaca no DEPE
Na noite desta quinta-feira (15),  no auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), aconteceu o I Encontro Sobralense sobre Doença Celíaca. O momento foi promovido pela Clínica Previdelli e a Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra-CE) e contou com a presença de um grande público, desde profissionais da saúde, acadêmicos das diversas áreas do conhecimento a paciente celíacos.
Representantes que compuseram a mesa de solenidade do evento na Santa Casa
O encontro foi moderado pelo médico cirurgião/gastroenterolgista, Dr. Mauricio Prevideli e coordenado pelo médico Dr. Artur Guimarães, Prof. do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará. Na oportunidade, compuseram a mesa de solenidade os médicos da Santa Casa: Dr. Cadmo Silton (Diretor Clínico), Dr. Cristiano Araújo Costa (Diretor Técnico), Dr. Juvenal Linhares (Coordenador do Curso de Medicina/UFC-Sobral) e o Prof. Dr. Vicente Pinto (Diretor do DEPE/SCMS).
Um grande público compareceu ao I Encontro Sobralense sobre Doença Celíaca
Na ocasião, aconteceu um círculo de palestras com especialistas sobre a doença celíaca, entre estes, a Drª Ivna Prevideli Fernandes que ministrou palestra sobre o "Tratamento e Acompanhamento da Doença Celíaca, Dr Mauricio Previdelli que abordou o tema "Diagnóstico e Epidemiologia de Doença Celíaca" e a Drª. Caroline Evy Vasconcelos (médica gastroenterologista) que discorreu sobre o tema: "Diagnóstico Diferencial e Grupos de Risco da Doença Celíaca". Compareceu ao evento, a presidente da Acelbra/CE, Cleoneide Oliveira, que enfatizou a importância da Associação para o enfrentamento da doença. Saiba mais no link:
http://www.fenacelbra.com.br/fenacelbra/associacoes-no-brasil/ceara/

Vaneide Di Domenico em palestra no DEPE da Santa Casa
Doença Celíaca
Desordem sistêmica autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten. É caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais, com conseqüente má absorção intestinal e suas manifestações clínicas. O glúten é uma proteína que está presente nos seguintes alimentos: trigo, aveia, centeio, cevada e malte. A doença celíaca ocorre em pessoas com tendência genética à doença. Geralmente aparece na infância, nas crianças com idade entre 1 e 3 anos, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive nas pessoas adultas. (Acelbras).
Cleoneide Oliveira, presidente da Acelbra-CE e vice-presidente da Fenacelbra, Vaneide Di Domenico, membro da Acelbra-CE e proprietário da Estar Bem. Drª Ivna e Dr Maurício Previdelli
Registro do Momento








Nenhum comentário:

Postar um comentário