quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Setembro do Coração: Prevenção dos Fatores de Risco Cardiovascular e Adesão de Hábitos Saudáveis de Vida


Foto: Divulgação
As Doenças Cardiovasculares (DCV) são as maiores causas de mortalidade no Brasil e no Mundo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2015 ocorreram cerca de 346.896 mortes por DCV no Brasil.
Como meio de apresentar o número de mortes por DCV em tempo real, a SBC criou o Cardiômetro (http://www.cardiometro.com.br). 
Desta maneira, para prevenir as DCV é relevante o controle dos fatores de risco devem ser controlados, dentre os quais destacam-se o tabagismo, obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol e vida sedentária. Adoção de hábitos saudáveis de vida devem ser cada dia mais fomentado.   
 Neste sentido, dia 29 de Setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração, e a SBC criou o projeto Movidos pelo Coração, tendo como principal ação tornar o mês de setembro oficialmente o mês da luta pela redução das mortes por DCV em nosso país. O Setembro do Coração é uma campanha para alertar sobre os riscos das DCV e dar algumas dicas sobre prevenção.

Foto: Divulgação
Para maior discussão do tema ocorreu entre os dias 23 a 25 de Setembro de 2016, no Centro de Eventos em Fortaleza-Ceará 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Na ocasião foi apresentado a atualização em 2016 da 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, com o objetivo de orientar os profissionais de saúde quanto as medidas preventivas e a atenção as pessoas com hipertensão arterial sistêmica, visando reduzir complicações da doença, considerado o mais expressivo fator de risco para DCV. O documento na íntegra está disponível na página http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2016/05_HIPERTENSAO_ARTERIAL.pdf    ou http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2016/05_HIPERTENSAO_ARTERIAL.asp
Na ocasião, os participantes do projeto de pesquisa e extensão “Cuidadores do Coração” do Curso de Enfermagem das Faculdades INTA em Sobral-Ceará estavam presentes. O evento proporcionou uma experiência rica em conhecimentos, onde ocorreu troca de saberes entre estudantes e profissionais de diferentes categorias profissionais, por meio de apresentações de trabalhos científicos.
Foram seis trabalhos científicos dos participantes do Projeto Cuidadores do Coração apresentados no congresso e publicados no periódico Arquivos Brasileiros de Cardiologia http://publicacoes.cardiol.br/2014/pdf/temas-livres/71Temas%20Livres.pdf, dentre eles um foi escolhido como Pôster Destaque.
Os trabalhos apresentados foram fruto de pesquisa de campo e relato de experiência, intitulados:
‘‘Tecnologia educativa como estratégia de conforto direcionada as pessoas submetidas a intervenção coronariana percutânea’’
‘‘Conforto e desconforto de pessoas com Insuficiência Cardíaca Congestiva’’
‘‘Necessidades de Conforto de pessoas com coronariopatias em hemodinâmica’’
‘‘Avaliação cardiovascular de mulheres menopausadas durante exame papanicolau: implicações para a enfermagem’’
‘‘Riscos de adoecimento cardiovascular em mulheres de uma Instituição de Ensino Superior’’
‘‘Oficina desvelando sensações de ser cuidado: relação com a prática profissional’’
 
Foto: Divulgação
O grupo de pesquisa e extensão “Cuidadores do Coração” do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto Superior de Teologia Aplicada - Faculdades INTA foi criado em 2010 e tem como objetivos realizar grupos de estudo semanais sobre pesquisa e estratégias de prevenção de DCV, promover atividades de extensão a comunidade com vistas a promover ações que busquem conscientizar as pessoas da importância em se manter com níveis pressóricos adequados. Realiza atividades voltadas a identificar fatores de risco para adoecimento cardiovascular, promovendo a reflexão da comunidade acadêmica sobre os aspectos que contribuem com o acometimento do adoecimento cardiovascular, de maneira a explorar os aspectos comportamentais das pessoas analisando o estilo de vida de maneira a estimular hábitos saudáveis de vida para prevenir doenças cardíacas.
Este projeto está inserido no Grupo de Pesquisa Promoção e Educação em Saúde de Pessoas em Estado de Vulnerabilidade, cadastrado no Diretório CNPQ (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/7844264453604078176383).
Foto: Divulgação
Hoje o grupo possui cinco bolsistas de Iniciação Científica, que se dedicam em pesquisas sobre as doenças cardiovasculares, visto que, é uma das doenças que mais causa óbito no mundo, sendo necessário um olhar voltado a práticas de pesquisa e preventivas.
As reuniões do grupo de pesquisa acontecem semanalmente as terças-feiras, de 17h as 18h, no anexo B das Faculdades INTA. Conta com uma programação semanal voltada a pesquisa e a extensão, e tem como público alvo estudantes e profissionais da área da saúde ou afins.
Para acompanhar as atividades promovidas pelo grupo acompanhe na página https://www.facebook.com/Projeto-Cuidadores-do-Cora%C3%A7%C3%A3o-716195145169841/?fref=ts


Profa. Dra. Keila Maria de Azevedo Ponte
Maria Gabriela Miranda Fontenele (Graduanda do Curso de Enfermagem das Faculdades INTA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário