terça-feira, 20 de setembro de 2016

Santa Casa de Misericórdia de Sobral realizará VI Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes


Para incentivar a doação de órgãos e comemorar o Dia Nacional do Doador de Órgãos, 27 de setembro, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), através da Organização de Procura de Órgãos (OPO), programou uma série de atividades a serem realizadas no período de 26 à 30 de setembro. 
Entre as atividades, que contemplam o público externo, será disponibilizada uma ilha de divulgação no North Shopping Sobral sobre o evento e a Doação de Órgão. A ação tem como objetivo disseminar a importância da doação de órgãos e de esclarecer dúvidas sobre o assunto, além de sensibilizar e engajar novos voluntários à causa da Doação de Órgão.
As ações também se estendem ao público interno do Hospital; entre elas, está o VI Fórum de doação de órgãos e tecidos para transplantes, que acontecerá nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O evento conta com palestras, minicursos e debates sobre à doação de órgãos. A VI Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos tem como propósito promover discussões, sensibilizar e incentivar nas pessoas a doação, conscientizando-as sobre a importância do ato.

VI Fórum de Doação de Órgãos.
Dias: 27,28,29 e 30 de setembro de 2016.
Inscrições: Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
Informações: (88) 3112-0464.

IMPORTANTE
Como posso ser Doador?
No Brasil, para ser doador de órgãos e tecidos, não é necessário deixar nada por escrito. Basta avisar sua família, dizendo: “Quero ser doador de órgãos”. A doação de órgãos e tecidos só acontece após a autorização familiar documentada. Quando a pessoa não avisa, a família fica em dúvida.

TIPOS DE DOADORES:
Doador vivo: É qualquer pessoa saudável que concorde com a doação de rim ou medula óssea e, ocasionalmente, com o transplante de parte do fígado ou do pulmão, para um de seus familiares. Para doadores não parentes, há necessidade de autorização judicial, aprovação da Comissão de Ética do hospital transplantador e da CNCDO, assim como de comunicação ao Ministério Público.
Doador Falecido: É um paciente internado em unidade de terapia intensiva (UTI) com morte encefálica, em geral depois de traumatismo craniano (TCE) ou derrame cerebral (AVC). A retirada dos órgãos e tecidos é realizada no centro cirúrgico do hospital e segue toda a rotina das grandes cirurgias. A retirada de córnea pode ser realizada até seis horas após a parada cardíaca.

TIRE SUAS DÚVIDAS:
Quais órgãos podem ser doados por um doador falecido?
Rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como córneas, pele e ossos, sempre após a autorização dos familiares.

Como posso ter certeza do diagnóstico de morte encefálica?
O diagnóstico de morte encefálica faz parte da legislação nacional e do Conselho Federal de Medicina. Dois médicos de diferentes áreas examinam o paciente e fazem o diagnóstico clínico de morte encefálica. Um exame gráfico, como ultrassom com Doppler ou arteriografia e eletroencefalograma (EEG), é realizado para comprovar que o encéfalo já não funciona.

Para quem vão os órgãos e tecidos?
Os órgãos são transplantados para os primeiros pacientes compatíveis que estão aguardando em lista única da central de transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado. Esse processo, além de justo, é controlado pelo Sistema Nacional de Transplantes e supervisionado pelo Ministério Público.

Após a doação de órgãos, como fica o corpo?
A retirada dos órgãos e tecidos segue todas as normas da cirurgia moderna. Todo doador pode ser velado de caixão aberto, normalmente, sem apresentar deformidades.
Informações Sobre Doação de Órgãos e Tecidos:
Central de Transplantes: (85) 3101. 5238

Nenhum comentário:

Postar um comentário