terça-feira, 20 de setembro de 2016

Comissão de prevenção de acidentes busca risco zero para colaboradores do Hospital Dom Walfrido

Foto: Divulgação
A segurança no trabalho é a principal função da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). No Hospital Dom Walfrido, do grupo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, a busca é pelo risco zero de acidentes com colaboradores. A nova equipe da CIPA do Dom Walfrido tomou posse nesta sexta-feira, 16, no auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa. São 14 membros, sete dos quais indicados e sete eleitos. Logo após a posse, foi realizada a primeira reunião. Também está programada para o mês de outubro uma Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizada pela Santa Casa.
Padre Júnior Melo, diretor geral da Santa Casa de Sobral, participou do evento no DEPE
A CIPA, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e a Brigada de Incêndio precisam estar unidos para a prevenção de acidentes, de acordo com Pe. Júnior Melo, diretor geral da Santa Casa. “Todos os nossos colaboradores têm a percepção de que a união faz a força. O SESMT e as CIPAs têm trabalhado em conjunto para que tanto a Santa Casa quanto o Hospital Dom Walfrido possam funcionar tendo o mínimo possível de acidentes no decorrer do ano”, disse.

O principal objetivo, de acordo com Pe. Júnior, é que os funcionários tenham um ambiente de trabalho seguro e se sintam cada vez mais motivados. “O que esperamos é que haja um hospital saudável em todos os sentidos para colaboradores e os clientes externos que nos buscam”, ressaltou.

As reuniões da CIPA do Dom Walfrido são mensais e a principal preocupação no hospital será promover campanhas de conscientização para garantir que os colaboradores utilizem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fornecidos pelo hospital, segundo com a nova presidente da CIPA, Monique Albuquerque. O objetivo é alcançar o risco zero de acidentes, de acordo com ela. “O intuito é chegar a zero de acidentes. Lógico que acidentes de trajeto não temos como ter controle, mas acidentes dentro do hospital o intuito é de fato chegar a zero de risco”, explicou.

O gestor do hospital Dom Walfrido, Leonardo Guimarães, ressalta que a prevenção de acidentes é uma preocupação constante da unidade de saúde. São 109 colaboradores atuando no hospital. “É uma unidade mais enxuta que a Santa Casa e por isso é possível um controle maior”, garantiu.

Assessoria de Imprensa SCMS
Terezinha Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário