sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Biópsia para Diagnóstico do Câncer de Próstata - Dr. Diego Bezerra (Cirurgião Geral - Cirurgião Oncológico)

Se determinados sintomas ou resultados dos exames de rastreamento sugerem câncer de próstata, o médico solicitará a realização de uma biópsia da próstata para confirmação diagnóstica.
A biópsia é um procedimento no qual uma amostra de tecido é removida e encaminhada para análise de um patologista. A biópsia por agulha é o principal método utilizado para diagnosticar o câncer de próstata. A biópsia é realizada geralmente pelo urologista, com o auxílio da ultrassonografia transretal para localizar a próstata. O procedimento consiste em inserir uma agulha através da parede do reto em direção à próstata. A extração da agulha remove, em fração de segundos, um pequeno cilindro (núcleo) do tecido. Esse procedimento é repetido várias vezes, até que se tenha uma quantidade de amostras suficientes para enviar ao laboratório de patologia.
Após a realização da biópsia pode ser receitado um antibiótico para prevenir o risco de uma infecção. Nos primeiros dias após o procedimento o paciente poderá sentir algum desconforto ou até mesmo notar sangue na urina ou no sêmen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário