segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Divisão Administrativa da Santa Casa apresenta relatório de diagnóstico de manutenção do Hospital

O Diretor Administrativo da Santa Casa, Zózimo Medeiros, apresenta diagnóstico da manutenção do Hospital
Na última sexta-feira (12), o Diretor Administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), Zózimo Medeiros, apresentou ao Núcleo de Qualidade e demais Coordenações de Manutenção do Hospital, Relatório/Diagnóstico dos Serviços de manutenção existentes na Santa Casa. Segundo Zózimo Medeiros, o momento teve como objetivo levar ao conhecimento de coordenadores de serviços, e demais colaboradores da manutenção do Hospital, conceitos específicos e uma abordagem sobre os pontos fortes, pontos fracos do Sistema de Manutenção da Santa Casa. "Neste encontro, foi apresentada a realidade do Hospital e o que a Divisão Administrativa espera dos serviços. Esta demanda, que é a organização do Serviço de Manutenção da Santa Casa, baseada nos conceitos de estrutura, processo e resultados, foi solicitada ao Núcleo de Qualidade", explica Zózimo Medeiros.
Reunião no DEPE/Sa com o Núcleo de Qualidade
Ainda, segundo o Diretor Administrativo, o Sistema de Manutenção Hospitalar, incluindo todos os demais setores envolvidos, é de importância fundamental para o bom andamento da gestão, considerando  que  seu resultado influencia diretamente na qualidade da assistência e, sobretudo, na segurança do paciente. “A manutenção não pode se ater somente ao serviço executado, mas a forma de gerenciamento e realização desse serviço. Necessário então, que o serviço esteja ligado a um sistema de gerenciamento dos recursos humanos envolvidos nessa atividade, ou seja, cabe ao responsável pelo serviço, também o gerenciamento dos recursos humanos de forma que garanta, através de processos bem desenhados, a qualidade da execução do serviço”, destaca Zózimo Medeiros, ressaltando a presença e a participação efetiva no processo de manutenção hospitalar do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Demandas
Outras demandas levadas ao Núcleo de Qualidade foi a organização das estruturas já existentes e o fortalecimento das mesmas e a otimização e customização do Sistema existente e o desenho eficaz e eficiente dos processos de trabalho. “A finalidade disso é trazer resultados que permita uma análise do Sistema à altura das necessidades do Hospital, baseado nas manutenções: preventivas, preditivas e corretivas”, diz Zózimo Medeiros. “A preventiva é realizada a fim de prever e evitar possíveis danos prolongando a vida útil dos componentes e dos equipamentos. A preditiva ajuda a identificar a causa de uma ou mais falhas e a intervir no momento oportuno sem que haja prejuízos e interrupções repentinas”, mostra o Diretor Administrativo.
Zózimo Medeiros apresentou conceitos das manutenções: preventivas, preditivas e corretivas ao Núcleo de Qualidade
Ele ressalta, ainda, que a manutenção corretiva ocorre quando o equipamento  falha  ou  para  totalmente. “Não deveria ser utilizada, pois, o ideal é que através das manutenções preventivas e preditivas, os problemas incipientes sejam prevenidos, reduzindo a necessidade de intervenções de emergência”, ressalta Zózimo Medeiros, que levou, ainda, as seguintes demandas para o Núcleo de Qualidade: inventário e prontuário de todos os equipamentos existentes na santa casa para que seja feito um efetivo acompanhamento das citadas manutenções; definição das rotinas de manutenção para cada tipo de equipamento e  implantação e padronização dos indicadores conforme os indicadores de manutenção hospitalar. 
“Estes indicadores são baseados em temporais, de qualidade e de custo. Cabe lembrar, que este relatório/diagnóstico de manutenção baseado nestes indicadores, será apresentado ao Padre Júnior Melo, Diretor Geral da Santa Casa, ao final de cada mês. E este é propósito deste trabalho, que resultará em uma assistência final de melhor qualidade aos usuários e pacientes da Santa Casa. E concluo, dizendo que atualmente a grande virtude da manutenção não é reparar os equipamentos de modo rápido, mas prever e evitar as falhas dos equipamentos e instalações. ” finaliza, Zózimo Medeiros.

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