quarta-feira, 24 de agosto de 2016

15 mil bebês registrados no Hospital César Cals

“Desde que saí da minha localidade e cheguei aqui ao Hospital César Cals, tudo deu certo: minha filha nasceu de parto normal, com saúde e já vai sair registrada. Quer mais o quê?” As palavras de Willames Viana Batista resumem bem o sentimento de um pai realizado com nascimento da primeira filha e com a atenção obstétrica e neonatal dispensada a todas as pacientes que chegam à emergência do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará.

Quando Willames chegou ao hospital, na tarde desta segunda-feira, 22, para registrar a filha, Nicole Farias Batista, nascida no domingo, 21, ele não sabia que ela seria o bebê de número 15 mil a ser registrado na Unidade Interligada de Registro Civil. Segundo ele, além da facilidade, a filha já nasce saudável e com destaque. “Para mim foi ótimo, porque ela já foi registrada”, ressalta. O mesmo sentimento é compartilhado pela mãe, Gardênia Batista Farias, que ficou surpresa ao saber da quantidade de bebês já registrados no HGCC. “A gente ia registrar na nossa cidade, mas preferimos fazer tudo aqui”, comemora.

Há oito anos, desde agosto de 2008, o Hospital César Cals conta com o serviço de cartório para registrar os bebês nascidos na maternidade do hospital. Foi o primeiro hospital público do Ceará a disponibilizar o serviço. Atualmente, uma média de 15 bebês são registrados de segunda a sexta-feira, sempre no horário de 13h às 15h. O serviço social é o responsável por conversar com as mães sobre o registro e informar sobre a documentação e o horário, bem como facilitar a ida da mãe ao posto ou levar o documento às enfermarias, quando as pacientes não podem se locomover. Todos os profissionais do hospital sabem sobre o registro.

Neste caso específico, foi o segurança, na estrada da unidade, que informou ao pai sobre a possibilidade de realizar o registro no próprio hospital. “O segurança me informou logo na entrada. Ontem eu já saí aliviado e despreocupado, pois já sabia que ia registrar aqui. Apenas saí de casa mais cedo”, lembra Willames, satisfeito.

Agora, o casal volta para casa, em São Gonçalo do Amarante, município da Grande Fortaleza, mais feliz e com o registro da filha em mãos. Além disso, a pequena Nicole vai para casa com todos os exames realizados, como o teste do pezinho, da orelhinha, do olhinho, entre outros; vacinas tomadas e consultas de retorno marcadas.

  
Foto: Assessoria de Comunicação do HGCC


Assessoria de Comunicação do HGCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário