sexta-feira, 22 de julho de 2016

Santa Casa de Sobral é escolhida para participar de treinamento da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral

Dr. Henrique Maia durante reunião no DEPE da Santa Casa
Na última sexta-feira (15), o médico nutrólogo, da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Dr. Henrique Maia, esteve reunido com nutricionistas, residentes e bolsistas de nutrição no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE). Na oportunidade, ele anunciou a escolha da Santa Casa pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), para participar de um evento a ser promovido  no segundo semestre deste ano pela esta organização representativa.A proposta da SBNPE é realizar um treinamento com os médicos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos membros das EMTN dos hospitais localizados fora dos grandes centros. Na ocasião, foram escolhidos três hospitais de referência, um deles localizado em Rondônia, o Hospital Geral Dr. Cesar Cals, em Fortaleza, e a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O treinamento será financiado pela SBNPE.
Nutricionistas, residentes e acadêmicos durante reunião
A programação transcorrerá nos turnos manhã e tarde, através de atividades baseadas na realidade vivenciada pelos profissionais, de forma participativa, através de discussões de casos clínicos e trocas de experiências. Estão contempladas aulas teóricas e práticas, onde serão explanados temas como: protocolos institucionais, qualidade, indicadores, terapia nutricional no paciente crítico, nutrição parenteral, intervenções dietoterápicas e evento sentinela. Desse modo, a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral pretende divulgar suas atividades e incentivar mais profissionais da saúde a se tornarem sócios.De acordo com o Dr. Henrique Maia, espera-se que a oportunidade seja delineada de forma bem interativa e auxilie na construção de práticas assistencialistas mais efetivas. “Serão escolhidos pacientes e realizada uma ‘volta no tempo’, através da realização de visita admissional, reconhecimento dos riscos e definição do diagnóstico do estado nutricional. Depois, será feito o plano assistencial nutricional, sua evolução, que deverá refletir os protocolos existentes, e um plano de alta específico e individual.” explica.
Nutricionistas, residentes e acadêmicos durante reunião
Ele
 aproveitou a oportunidade do anúncio para confirmar sua participação na I Jornada Multiprofissional de Segurança do Paciente, que ocorrerá no período de 15 a 17 de agosto no DEPE da Santa Casa, e que traz como temática central: Qualidade e Segurança do Paciente.




Texto: Ana Jéssica da Silva (Nutricionista Residente em Neonatologia da SCMS/INTA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário