Moradores do litoral oeste
contam agora com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas em Camocim.
Inaugurada neste sábado (25), com a presença do governador Camilo Santana, a
UPA era um sonho antigo dos moradores da região, como a dona de casa Iva Gomes,
que celebrou a inauguração do equipamento. "Tudo isso que está acontecendo
é muito bom porque o hospital municipal fica lotado com pacientes que vêm de
outros municípios. Éramos obrigados a viajar até Sobral atrás de tratamento,
agora não. Com uma UPA bem equipada e funcionando 24 horas a realidade será
diferente", disse.
O governador Camilo Santana ressaltou a
importância da Unidade Pronta de Atendimento e do esforço para entregar e
ajudar a manter a unidade. "Essa UPA tem uma história de superação, na
busca pelo terreno, pelo dinheiro da obra, pela inauguração. Uma vitória do
povo, do povo do litoral oeste que agora terá 24 horas de atendimento
hospitalar de qualidade", afirmou.
A inauguração contou com a presença da prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, que
representou os prefeituras de Chaval e
Barroquinha, que fazem parte do consórcio que vai gerenciar a UPA.
O equipamento dará cobertura em urgências e emergências à
população de 90.211 habitantes dos três municípios.
Construída pela gestão municipal e equipada pelo Governo do Estado com recursos
de R$ 1 milhão, a UPA 24h
de Camocim, do tipo I, funcionará com capacidade de realizar 150 atendimentos
diários. O Estado também ficará responsável pelo o custeio de 25%, ou seja, R$
85 mil por mês.
Serão oferecidos exames de raio-x, de laboratório,
eletrocardiograma e atendimento pediátrico, e os pacientes poderão resolver
problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e
receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral
(AVC).
Nas
localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria
unidade. Quando o paciente chega, o médico presta socorro, controla o problema
e detalha o diagnóstico. Ele analisa se é necessário encaminhar o paciente a um
hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
Participaram da inauguração o depurado federal Leônidas Cristino, os deputados
estaduais Sérgio Aguiar, Duquinha, Rogério Aguiar, prefeitos da região norte,
entre outros.
Unidades de Pronto Atendimento no Ceará
Além da UPA
24h de Camocim, o Governo do Estado apoia, na aquisição de equipamentos, a
construção de mais 21 UPAs municipais: Granja, Caucaia, Maracanaú (portes I e
II), Boa Viagem, Trairi, Quixeramobim, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaribe,
Sobral, Acaraú, Tianguá, Icó, Acopiara, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha,
Cascavel, Pacatuba e Itapajé.
O Governo
do Estado já construiu 23 UPAs 24h, seis delas em Fortaleza, nos bairros Praia
do Futuro, Messejana, Autran Nunes, Canindezinho, Conjunto Ceará e José Walter.
Outras 16 UPAs 24h do Estado funcionam nos municípios de Jericoacoara,
Maranguape, Caucaia, Eusébio, Pentecoste, Horizonte, São Benedito, São Gonçalo
do Amarante (Pecém), Tauá, Crateús, Canindé, Aracoiaba, Quixadá, Russas,
Iguatu, Juazeiro do Norte e Itapipoca.
As UPAs
funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte
das urgências e emergências, sem serem encaminhadas para hospitais, que atendem
casos mais complexos e graves.
26.06.2016
Weberte Lemos
Gestor de Célula / TV

Nenhum comentário:
Postar um comentário