sexta-feira, 10 de junho de 2016

Ligas acadêmicas do Curso de Medicina da UFC em Sobral realizam Campanha de Combate ao Tabagismo

Momento de palestra no Curso de Medicina/UFC-Sobral

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que até um terço da população mundial adulta, um pouco mais de 1 bilhão de pessoas, sejam fumantes, e que 4,9 milhões de pessoas morrem por ano devido ao uso do tabaco. O Instituto Nacional do Câncer, por sua vez, aponta o fumo como fator causal de 50 doenças diferentes, dentre as quais enfisema pulmonar, dislipidemias, diabetes mellitus etc., inclusive diferentes tipos de câncer. Esses dados impõem a necessidade de se realizar ações educativas e de promoção de saúde pública que contribuam para desestimular o vício do cigarro e apoiem grupos que lutam contra o mesmo.
Neste sentido, e tendo em vista que 31 de maio é definido pela OMS como “Dia Mundial sem Tabaco”, três ligas acadêmicas vinculadas ao Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC): Sociedade Científica de Diagnóstico por Imagem de Sobral (SOCIDIS), Liga Acadêmica de Tisiologia e Pneumologia de Sobral (LATIPS) e Núcleo de Desenvolvimento Médico de Sobral (NUDEMES), em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Sobral, realizaram no dia 02 de junho, nas dependências da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC, Campus de Sobral, a Campanha de Combate ao Tabagismo intitulada: “Da Célula ao Comportamento Humano”.
A campanha consistiu em duas palestras, que foram ministradas no Mini Auditório da FAMED, e em quatro miniaulas. As palestras abordaram os temas terapia comportamental e terapia farmacológica e foram ministradas pela presidente da LATIPS e pelo Dr. Ricardo Hideo Togashi, pneumologista e professor da FAMED.
Vício
As miniaulas aconteceram na forma de quatro estações: (1) Laboratório de Anatomia Humana, no qual foram exibidas peças humanas (pulmões, traqueia etc.) e destacados aspectos anatômicos e fisiopatológicos relacionados com a agressão provocada pelo fumo; (2) Uma segunda estação, em uma sala de aula, na qual foi ministrada aula teórica sobre aspectos patológicos das principais doenças relacionadas ao vício do cigarro, como câncer e doenças cardiovasculares; (3) Laboratório de Histologia Humana, no qual foram apresentadas lâminas ao microscópio óptico, contendo amostras de tecido do pulmão e de demais estruturas do aparelho respiratório e; (4) Laboratório de Habilidades Clínicas, no qual foram debatidos aspectos emocionais e comportamentais do tabagista que dificultam o tratamento, o enfrentamento e a abandono do vício.
Participaram das atividades da Campanha 32 profissionais que atuam no sistema municipal de saúde de Sobral, selecionados pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia.


Texto:Filipe Melo Vasconcelos (Acadêmico Medicina/UFC-Sobral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário