Um senhor saudável, longevo e com muita vitalidade. É assim que podemos definir o nonagenário Gerardo Mendes, encadernador, que há 70 anos exerce uma profissão cada vez mais rara. Ele concedeu entrevista às estudantes do Curso de Jornalismo das Faculdades INTA: Alessandra Naka, Ana Carolina Mendes e Gabrielle Melo, em matéria para o Jornal Correio da Semana. Confira abaixo este exemplo de saúde e vitalidade.
![]() |
| Gerardo Mendes, 90 anos, durante o seu ofício de encadernação |
Ser aposentado não é sinônimo de estar parado. É o caso do Sr. Gerardo Mendes, que mesmo com 90 anos não pensa em deixar de exercer a função de encadernador. Com 70 anos de experiência ele conta que vai trabalhar enquanto tiver energia.
Nascido em Ipu, mas ainda criança, veio com sua família para Sobral em busca de uma vida melhor, seu interesse pela encadernação surgiu quando era adolescente e não teve influência de ninguém, aprendeu tudo sozinho e aos poucos foi se aperfeiçoando.
O encadernador mais antigo de Sobral teve a honra de prestar serviços para o primeiro Bispo da cidade, Dom José Tupinambá da Frota, e hoje mesmo com a idade avançada ainda mostra disposição e dedicação para continuar trabalhando.
CS - Com quem você aprendeu a exercer esta profissão?
GM - Aprendi sozinho, não tive a influência de ninguém, peguei um livro velho que tinha em casa, desmanchei e depois fui restaurando.
CS - Você pensa em parar de trabalhar?
GM - Por enquanto não, só existe essa possibilidade quando eu realmente me sentir muito cansado e no momento ainda me sinto bem para continuar trabalhando.
CS - É verdade que você prestou serviços para Dom José Tupinambá da Frota, o primeiro Bispo de Sobral?
GM - Sim, ele sempre me chamava para remodelar os livros que ele tinha.
CS - Qual o segredo para tanta disposição nesta idade?
GM - Somente o trabalho, jamais parar, só assim o cansaço não tem como nos pegar.
Alessandra Naka
Ana Carolina Mendes
Gabrielle Melo
Alunas do 6º Período de Jornalismo das Faculdades INTA
www.correiodasemana.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário