sexta-feira, 27 de maio de 2016

CARTA ABERTA da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV Aids - Ceará

A RNP+Ceará Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV Aids vem a público Informar,Denunciar e exigir do Ministério da saúde e do estado do ceará que se tome providencias urgentes em Relação ao desabastecimento de Anteretrovirais no estado especificamente o Medicamento DARUNAVIR usado para pacientes soropositivos em situação de resgate Diferente de se trocar a medicação por resistência, neste caso JÁ NÃO HÁ MAIS OPÇÃO.
 De acordo com Informações passada pelo COASF,Coordenadoria de Assistência Farmacêutica do estado foi enviado documento ao Departamento nacional de HIV/Aids MS em 11/05/2016 e já reclamava que desde inicio de abril o Ministério da saúde não abastece o Almoxarifado da COASF com este Medicamento, Onde já alertava da reclamação por parte dos farmacêuticos, médicos e pacientes das UDM. Em resposta aos questionamentos da RNP+Ceará, A direção do Departamento de HIV/Aids do MS na mesma data de 11/05/2016 ás 18:40 Disse:
  “O Ceará começou o mês de Maio com um estoque de Darunavir de 9600 comprimidos e tem um consumo mensal de 10.500 comprimidos. Hoje estamos no dia 11 de Maio, portanto menos da metade do mês se passou.
Na semana que vem o Estado estará recebendo mais 34.800 comprimidos. Assim não falta agora, e não faltará no mês de Maio este medicamento para seu Estado”
Infelizmente 10 dias após a declaração do Departamento de Aids este medicamento continua em falta no nosso estado o que consideramos Primeiro: uma agressão a PESSOA VIVENDO COM HIV, ao artigo 196 da constituição brasileira que diz que saúde é um direito do cidadão e dever do estado, Seguido pela Lei nº 9.313 de 13 de novembro de 1996, que Diz em seu Art. 1º: Os portadores do HIV (vírus da imunodeficiência adquirida) receberão, gratuitamente, do sistema único de saúde, toda a medicação necessária ao seu tratamento. Seguido ainda, pela Lei 12.984 de 2 de Junho de 2014, que em seu Art. VI Constitui Crime Punível Recusar ou retardar atendimento de saúde.
A RNP+Ceará, em nome das 1.500 PVHA atendidas mensalmente destas 237 presente na nossa reunião mensal na tarde de ontem 19/05/2016, sendo 192 Membros Cadastradas que Assinaram e deliberou por esta CARTA ABERTA que neste momento colocamos em dúvida e CONTESTAMOS as metas 90,90,90 Considerando Principalmente as 143 Pessoas em USO desta Medicação só no hospital são José referencia em HIV do estado do ceará. “Estes já mais terão Carga viral Indetectável” E Tendo sido o nosso estado apresentado nacionalmente como modelo de boas praticas pelo próprio departamento de Aids do MS.
Por fim, Informamos oficialmente através desta CARTA a sociedade cearense e os demais estados Brasileiro o que ocorre neste momento com as pessoas vivendo com HIV e doentes de Aids usuários do SUS, que se encontra em total abandono por falta de responsabilidade do Departamento de Aids do Ministério da saúde, ou que seja do estado do ceará Considerando que estes como é de costume JOGAM para o OUTRO a sua Responsabilidade. E pedimos o apoio da Frente parlamentar da Câmara de vereadores de Fortaleza, Frente Parlamentar nacional na câmara de Deputados, CESAU-Conselho Estadual de saúde do ceará, Conselho Municipal de Fortaleza, Comissão de saúde e Direitos humanos da Assembléia legislativa, CNS, Promotoria de saúde publica do estado, Ministério público Estadual e federal e Ao movimento de Luta contra a Aids no Brasil que tanto Lutou pela aprovação das Leis citadas e continuará LUTANDO contra o Descaso, retrocesso e abandono da política de Aids nos estados do Brasil, Especialmente do Ministério da saúde, que há vários meses vem sendo leiloado e usado como moeda de troca para interesses de Governos sem qualquer compromisso com os interesses dos que necessita do Sistema único de saúde.

 VIVER COM AIDS É POSSIVEL SEM MEDICAÇÃO NÃO!
 RNP+CEARÁ, Rede nacional de Pessoas que vive com HIV/Aids.

****

Nota do Blog: Entramos em contato com a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica do Estado do Ceará da SESA, através do telefone: (85) 3101-4356, mas infelizmente não tivemos um retorno do atendimento telefônico. Entretanto, o Blog Encontro Com a Saúde disponibiliza o mesmo espaço neste canal à gestão/gerência da COASF/CE, se achar necessário, para se manifestar sobre o assunto. Seja através do e-mail: encontrosaude2@gmail.com ou WhatsApp: (88) 9.9910-7611

Nenhum comentário:

Postar um comentário