domingo, 17 de abril de 2016

Insônia - Drª Juliana Martins (Geriatra)

A insônia é um mal do século XXI, afetando crianças, adultos e idosos também. Os idosos em especial, tendem muitas vezes a fazer o que chamamos de “inversão do ciclo sono-vigília”, ou seja, eles trocam o dia pela noite. Isso ocorre muitas vezes pelo medo e ansiedade que a noite trás. Medo de morrer ou passar mal e ninguém ver são relatos comuns.
A agitação do dia, a movimentação da casa e a claridade, trazem tranquilidade e relaxamento, fazendo com que muitos durmam por horas. Mas essa inversão não é saudável. Nosso corpo possui um ciclo que deve ser respeitado e o horário de dormir é a noite. Para o idoso ter uma noite tranquila são necessárias algumas medidas de “higiene do sono”. 
Anote algumas dicas:
• Não deixe que ele durma durante a tarde inteira. Um pequeno cochilo de uma a duas horas à tarde é o máximo para não comprometer a noite de sono.
• Ofereça líquidos até no máximo às 18h. Após esse horário, reduza o volume para evitar que ele levante muitas vezes para ir ao banheiro.
• Jantar e ceia devem ser leves, priorizando sopas e mingau. Evite excesso de carboidratos e carne, principalmente a vermelha.
• Coloque uma luz ambiente. O idoso não gosta da escuridão. Além disso, reduz o risco de quedas ao levantar.
• Evite televisão ou música alta demais. É hora de ficar tranquilo e relaxado.
• Troque sempre de roupa para dormir. Principalmente para os idosos com processo demencial, rotinas são fundamentais. Pijama significa hora de dormir.



Drª Juliana Martins - Geriatria / CRM 12113
Marque sua consulta: (88) 36772310 ou 36772311
Rua: Maestro José Pedro, 407 - Centro


(Instituto Neurológico São Lucas) - Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário