A acupuntura é uma técnica milenar desenvolvida pelos chineses, onde através da inserção da agulha no canal de energia (Meridianos), o corpo sofre estímulos que trarão o equilíbrio e harmonia do corpo.
Suas vantagens vão desde a cura permanente até a diminuição do uso de medicamentos, a rapidez dos resultados e ausência de efeitos colaterais.
Durante a inserção da agulha de acupuntura em um ponto local na área dolorida, o estímulo libera impulsos que sai do acuponto para a medula espinhal para ativar os neurônios espinhais e secretar substâncias para inibir as mensagens de dor. Em seguida, os estímulos produzidos pela agulha são retransmitidos através de células para o mesencéfalo e para a pituitária (regiões do cérebro).
O mesencéfalo usa a encefalina (neurotransmissor) para ativar o sistema descendente de inibição da dor. O sistema de inibição da dor secreta neurotrasmissores como: monoaminas, serotonina e norepinefrina para inibir a transmição de dor. Esses neurotransmissores liberados geram vários efeitos, tais como: analgésico, relaxante muscular, antiinflamatório, ansiolítico e antidepressivo leves.
Condições dolorosas crônicas do sistema locomotor acompanhadas de restrições de movimentos articulares são frequentemente tratáveis com acupuntura se a intervenção cirúrgica não se fizer necessária.
A Acupuntura não apenas alivia a dor, mas também reduz o espasmo muscular promovendo aumento na movimentação. Isso demonstra a boa eficácia da Acupuntura no tratamento de dores musculares, dores na coluna e nas articulações.
Dr. Herberth Cavalcante
Médico especialista em dor pela USP
Consultas: (85) 3091-6062
Nenhum comentário:
Postar um comentário