sexta-feira, 11 de março de 2016

Santa Casa e CSF do Tamarindo realizam ações preventivas no Dia Mundial do Rim no Beco do Cotovelo

Profissionais da Santa Casa e CSF do Tamarindo e acadêmicos durante evento 
Nesta quinta-feira (10), foi comemorado o Dia Mundial do Rim., que neste ano trouxe como tema da campanha: A Prevenção da Doença Renal Começa na Infância. O objetivo principal da campanha foi alertar a população em relação à adoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, pois a doença renal crônica afeta consideravelmente a qualidade de vida.  
Momento dos exames ofertados gratuitamente pela Santa Casa
Então por que precisamos prevenir a doença renal desde cedo? A doença renal crônica afeta o crescimento, o desenvolvimento cerebral e a expectativa de vida, mas a progressão da doença renal pode ser retardada, desde que o diagnostico seja feito a tempo para adoção de medidas apropriada, e no Brasil o diagnóstico da doença renal crônica em crianças na maioria das vezes é tardio e incompleto. 
O evento aconteceu no Beco do Cotovelo e muitas pessoas participaram do momento
Com isso os exames de rotina que avaliam a função renal, creatinina sérica, ureia e pesquisa de proteína na urina, deve fazer parte dos exames de rotina anuais. A prevenção também é um dos melhores meios de evitar e retardar o aparecimento da doença. Com isso apresentamos oito dicas de ouro para a prevenção da doença renal crônica: tenha hábitos alimentares saldáveis, beba bastante água, controle o peso, não fume, controle a pressão arterial, não tome medicamentos sem orientações médica, se for diabético ou tiver histórico de diabetes na família, controle a glicemia e pratique atividade física regulamente. 
Profissionais de enfermagem da Santa Casa durante panfletagem
Pela passagem do Dia Mundial do Rim, funcionários do Serviço de Hemodiálise Santa Casa de Sobral, de modo voluntário, promoveram uma ação educativa no Beco do Cotovelo, com o apoio do Centro de Saúde da Família do Tamarindo e os alunos da Liga de Nefrologia do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ação foi verificado glicemia, pressão arterial e repassadas orientações de prevenção em geral. A ação foi de grande benefício para a população sobralense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário