quarta-feira, 23 de março de 2016

Santa Casa promove palestra sobre disfagias para profissionais da saúde e residentes multiprofissionais

Residentes da RMUE e REMUNE da Santa Casa/INTA durante palestra
No domingo, 20 de março, foi comemorado o dia Nacional de Atenção à Disfagia. Como parte das ações da data, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), através dos serviços de Nutrição e Fonoaudiologia do Hospital, com apoio do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão (DEPE), realizou nesta segunda-feira (21) uma tarde de discussões voltadas para profissionais da saúde e residentes multiprofissionais da RMUE e REMUNE da Santa Casa/INTA  sobre o tema. 
O fonoaudiólogo Brisamar Azevedo e a nutricionista Élcia Portela da Santa Casa 
Durante o evento, o fonoaudiólogo Dr Brisamar Azevedo proferiu palestra falou sobre o papel da Fonoaudiologia nas disfagias. Ainda como parte do momento, a nutricionista Drª Ana Caroline Farias, representando a Nestlé Alimentos, abordou os aspectos nutricionais relacionados a disfagia. 
Profissionais da saúde presentes ao evento realizado no DEPE
Através de estudos recentes 71% dos pacientes hospitalizados  com disfagia não são detectados precocemente,  acarretando desnutrição em 100% desses pacientes. Quais pacientes são considerados de risco para disfagia? São pacientes idosos, com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e politraumas, pacientes traqueistomizados, recém nascidos prematuros, entre outros. "Quanto mais cedo for detectado esse problema maiores serão os benefícios e recuperação de nossos pacientes", ressalta a Coordenadora do Serviço de Nutrição da Santa Casa, Drª Elcia Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário