segunda-feira, 21 de março de 2016

Santa Casa inicia testes do Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSIP)

Primeiros testes do PSIP contou com a presença da Administração da Santa Casa
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) visando garantir a segurança e a proteção de seus colaboradores e  usuário, principalmente a dos seu pacientes, que se encontram ali fragilizados e com dificuldades de locomoção, vem desenvolvendo a implantação do Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSIP). O projeto tem como objetivo implantar um sistema preventivo de combate a incêndio e a pânico capazes de garantir, em primeiro lugar, a segurança de vida de todos do Hospital, a estrutura patrimonial e ao meio ambiente. Além disso, atender a legislação em vigor, especificamente a Norma Regulamentadora 23 do Ministério do Trabalho e Emprego(MTE), e Normas Técnicas do Corpo de Bombeiro do Estado do Ceará (CBMCE) voltadas a Proteção Contra Incêndio nas edificações.
O técnico em segurança do trabalho SESMT, João Neto,  mostra hidrante
O projeto traz em si uma grande complexidade, não só no que se refere às mudanças, às adequações e a construção de novas instalações físicas, mas também à captação de recursos financeiros para implantação dos subprojetos. Isto envolve a compra de materiais, pagamento da mão de obra especializada, dimensionamento de extintores, instalações de luminárias de emergências, tubulação preventiva de incêndio, hidrantes, centrais de alarmes, central de gás liquefeito de petróleo (GLP), sinalizações, preparação de brigadas de incêndio, entre outras. 
Assim, a Santa  Casa celebrou, junto ao Ministério Público do Ceará e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceara (CBMCE) Termo de Ajustamento e Conduta (TAC), para o desenvolvimento e a implantação do PSIP de acordo com um cronograma acordado. Com este propósito, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), realizou junto a
Teste do PSIP com o farmacêutico da SCMS Neudimar Bastos
Administração do Hospital, os testes iniciais das duas áreas de risco já concluídas pelo projeto. 
"Hoje nos deparamos com a realização de um sonho. Um sonho que para nós profissionais prevencionistas era quase impossível de se realizar, principalmente por envolver vários fatores sendo um deles, o principal, o recurso financeiro. Hoje sabemos o quanto este projeto é importante para a segurança do nosso colaborador e usuários da Santa Casa", diz Ramon Fontinele, engenheiro de segurança do trabalho da SCMS/SESMT, responsável pelo PSIP.
"Hoje, temos a certeza que tudo pode acontecer na Santa Casa, principalmente quando não desistimos do nosso sonho e encontramos apoio em gestores responsáveis e comprometidos com a segurança dos pacientes. Agradecemos a todos os envolvidos nesse processo, principalmente a Direção Geral da Santa Casa, na pessoa do Padre Francisco Júnior Melo, por ter encarado esse desafio e dispensar total apoio à realização do projeto." destaca Ramon Fontinele. 
Com informações de Ramon Fontinele (Santa Casa/SESMT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário