A primeira-dama do Estado e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, Onélia Maria Leite de Santana, e o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, lançam nesta segunda-feira (14) o Projeto de Capacitação das Equipes Multiprofissionais para Ações de Intervenção Precoce nas Policlínicas do Estado do Ceará. O evento ocorrerá no auditório da Secretaria da Saúde, a partir das 8h30. Com o projeto, as 19 policlínicas regionais, do Governo do Estado, vão garantir assistência a crianças com distúrbios do desenvolvimento neurotransmissor, como os provocados pela microcefalia.
O projeto foi articulado pela primeira-dama e a Secretaria da Saúde junto ao Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), instituição filantrópica que presta assistência a crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor.
Todas as policlínicas regionais terão seus Centros de Intervenção Precoce, com equipe de cinco profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem ou assistência social, para o tratamento e reabilitação das crianças atendidas. A primeira capacitação será a partir da próxima segunda-feira (14) até sábado (19), e treinará, já no primeiro momento, equipes de dez policlínicas regionais – Caucaia, Baturité, Pacajus, Russas, Limoeiro do Norte, Barbalha, Sobral, Crateús, Camocim e Tianguá.
A capacitação dos profissionais das policlínicas regionais para o atendimento a crianças com microcefalia é mais uma ação do pilar Tempo de Crescer do Programa Mais Infância Ceará, que compreende o desenvolvimento infantil a partir de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com serviços e formações, que contemplem profissionais, pais e cuidadores. O programa contempla três pilares. Além do pilar Tempo de Crescer, há o pilar Tempo de Brincar e o Tempo de Aprender.
Veja Matéria Completa AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário