terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Santa Casa realiza Semana de Humanização na Emergência

Momento do primeiro encontro da Semana de Humanização da Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), através do Serviço de Enfermagem da Emergência, deu início nesta segunda-feira (15), a Semana de Humanização da Emergência da Santa Casa. Com apoio da Direção Geral do Hospital, na pessoa do Pe. Francisco Júnior Melo, o momento é coordenado pelos residentes em Urgência e Emergência (RMUE) da Santa Casa/INTA. Segundo o residente em enfermagem, Helânio Arruda, o evento busca sensibilizar os colaboradores da emergência para um atendimento não apenas assistencial, mas também voltado para a humanização.
Grupo de residentes em Urgência e Emergência (RMUE) que coordena o evento realizado na Emergência/SCMS
Ainda conforme o residente, a Emergência da SCMS é um setor sempre muito lotado e de muita pressão, por isso os residentes da RMUE perceberam a necessidade de promover um momento de sensibilização. "A Emergência é um setor de gargalos, e juntamente com a Coordenadora do Serviço de Enfermagem, Enfª Milena Melo, percebemos que podíamos realizar ações voltadas para os colaboradores trabalhando aspectos da humanização junto aos usuários e junto as próprios colegas de trabalho", explica Helânio Arruda.
Vária atividades estão programadas nos três turnos da Emergência
Durante a semana, as ações serão realizadas nos três turnos, com encontros onde acontecem palestras de motivação, apresentações de vídeos, além de outras metodologias. Todos os momentos foram definidos na escala de atendimento. "O colaborador que participa da atividade não vem preocupado com o seu serviço, pois a escala foi adequada para a sua participação no evento. Isso, para que ele possa quebrar a rotina do dia a dia de atendimento. Outro objetivo é mudar o paradigma de que a Emergência não é somente a assistência, não é somente o tratamento imediato, mas é preciso ver o paciente com todo um cuidado, é preciso ver o usuário como um todo", ressalta Helânio Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário