quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Santa Casa apresenta Plano de Contingência para o período de Carnaval priorizando atendimento ao paciente grave

Pe. Júnior Melo (Diretor Geral/SCMS) e Zózimo Medeiros (Diretor Administrativo/SCMS) durante reunião
Na tarde desta quarta-feira (02), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), através do seu Diretor Geral, Pe. Francisco Júnior Melo, reuniu as coordenações dos setores estratégicos do Hospital para tratar do Plano de Contingência para o período de Carnaval deste ano. Na ocasião, o Diretor Administrativo, Zózimo Medeiros, apresentou os principais critérios do plano. Segundo o Diretor Administrativo, o Plano de Contingência busca a melhoria e a assistência eficiente durante um período em que o volume das ocorrências aumenta significativamente.
Zózimo Medeiros fala do Plano de Contingência da SCMS
Conforme Zózimo Medeiros,  as ações que serão desenvolvidas nos dias de Carnaval na Santa Casa buscam a otimização da assistência, evitando o fluxo de pacientes que não se enquadram no perfil de atendimento do Hospital, vítimas de trauma, e assim, não comprometendo a assistência neste período aos pacientes graves. Para isto, foram adotados alguns critérios, como a regulação interna. “Sob a supervisão das direções Clínica e Técnica da Santa Casa veremos a possibilidade de alta programada para pacientes aguardando cirurgias eletivas, e se estes tiverem condições, que possam aguardar, em casa, seus procedimentos até a semana seguinte ao carnaval”, explica Zózimo Medeiros.
Dr. Cadmo Silton (Diretor Clínico/SCMS) participa da reunião com demais coordenadores de serviço
Ainda, segundo o Diretor Administrativo, é importante para a Santa Casa que o paciente com este perfil, sem gravidade, possa ficar aguardando em casa pelo procedimento eletivo, para que assim o Hospital possa canalizar suas energias ao atendimento dos pacientes graves, vítimas de trauma. “É fato, que mesmo com todas as campanhas governamentais alertando para os cuidados neste período, os excessos são cometidos, e muitos resultam em ocorrências e acidentes com vítimas graves, decorrentes de trauma, e a Santa Casa é a única referência em toda região para atendimento desta natureza”, explica Zózimo Medeiros.
Pe. Junior Melo, ao lado de coordenadores de serviços da SCMS, durante a apresentação do Plano de Contingência
Outra preocupação dos gestores é possibilitar uma retaguarda de leitos neste período. “Outro ponto é definir critérios para internação que contemple apenas pacientes com possibilidade de realização de procedimento cirúrgico até o dia 11 de fevereiro. Se o procedimento cirúrgico eletivo não for ser realizado, até a data estabelecida, todas as internações devem ser canceladas, pois não tem sentido internar o paciente para ficar o final de semana no Hospital”, destaca Zózimo Medeiros.
Normalidade
Além destas ações, o Plano de Contingência contempla o reforço das atribuições já existentes e um chek-list do plantão administrativo durante o período, considerando todos os aspectos relacionados, principalmente nos setores mais críticos, como a Emergência, Obstetrícia e a UTI. Enfim, está sendo elaborada uma série de procedimentos, desde os serviços de manutenção, como central de oxigênio, subestação, setores como Centro de Imagem, Farmácia, até às clínicas de assistência para que durante o período de carnaval o atendimento no Hospital transcorra em sua normalidade.
Pe. Júnior Melo e Zózimo Medeiros durante reunião no DEPE
Finalizando a reunião, o Pe. Francisco Júnior Melo destacou a importância do compromisso de todos os setores para que as ações planejadas sejam eficientes. “É importante que todos tenham consciência de que neste período de carnaval a Santa Casa é exigida ainda mais. Então, para isso, devemos estar preparados para qualquer ocorrência, por isso o plantão administrativo é uma opção a mais para que o Hospital funcione bem. Além disso, todo corpo médico, de enfermagem e técnico operacional também devem estar preparados para qualquer evento adverso. Nestes momentos, algumas situações se complicam, então devemos evitar ao máximo que isso aconteça para evitarmos prejuízos para os pacientes, bem como para a imagem da instituição,” ressalta o Diretor Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário