Funcionários da Santa Casa de Sobral do setor da Rouparia durante sessão de ginástica laboral com alunos da UVA |
Alunos do 6º período do estágio supervisionado do Curso de Educação Física da UVA do PGL na Santa Casa |
O Prof. José Machado Linhares com os alunos do 6º período do estágio supervisionado do Curso da UVA |
Vale ressaltar que o PGL resulta numa série de benefícios. No aspecto fisiológico favorece uma melhor utilização das estruturas osteo-mio-articulares, como maior eficiência e menor gasto energético por movimento especifico, promovendo o combate e prevenção das doenças profissionais como LER/DORTs, sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade. Proporciona, ainda, a melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, resultando em uma maior mobilidade e melhor postura, promovendo a sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho. Outra vantagem da prática da ginástica laboral é a redução da sensação de fadiga no final da jornada.
O PGL é uma ação que estimula a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador, assim como os principais benefícios fisiológicos relacionados ao exercício sobre os sistemas cardíaco, respiratório e esquelético. No aspecto psicológico, promove a motivação por novas rotinas, melhora o equilíbrio biopsicológico, bem como a autoestima, combatendo as tensões emocionais possibilitando uma evolução da atenção e concentração nas atividades desempenhadas. No campo do relacionamento social, vale destacar a melhoria da confiança e das relações interpessoais e no trabalho em equipe.
Segundo os organizadores das práticas, a ginástica laboral é uma forma de sensibilizar colaboradores do Hospital para os benefícios da prática da atividade física, bem como estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis. Conforme o Prof. José Machado, o PGL inclui, também, os acadêmicos do Curso de Educação Física nos cenários de estágios da Santa Casa e a ideia é tornar este projeto permanente. “A efetivação do PGL leva a adoção de hábitos mais saudáveis traz consequências diretas nas diversas dimensões da saúde e não apenas na saúde física. Investimentos em prevenção e promoção de saúde no ambiente de trabalho têm resultados diretos na satisfação do colaborador e no seu bem estar, além dos benefícios em relação à minimização de dores e prevenção de doenças ocupacionais”, explica o Prof. José Machado, destacando o apoio da Direção Geral da Santa Casa ao programa.
Interação
Para os alunos que participam das atividades do PGL em relação aos funcionários da Santa Casa, além do exercício da prática da profissão, vale destacar a motivação e interesse dos colaboradores com a a ginástica laboral. Conforme Thayane Lima, estudante do sexto período do Curso de Educação Física da UVA, que participa do projeto, é gratificante ver o envolvimento dos funcionários dos setores contemplados durante a sessão de ginástica laboral. “Estamos gostando muito. É uma experiência gratificante, principalmente pela interação dos funcionários, o interesse e o envolvimento durante as práticas da ginástica laboral. É importante dizer que a Santa Casa abraçou este projeto de extensão da UVA e vem dando total apoio à sua execução”, diz Thayane Lima.
Para os funcionários as sessões já estão trazendo benefícios. “Nestes dias da ginástica laboral eu me senti ainda mais disposto. É muito bom fazer estes exercícios, sem dizer que é muito relaxante e saudável”, disse Edmar Cisne colaborador dos Recursos Humanos (RH) da Santa Casa.
O colaborador Edmar Cisne no Selfie do PGL no RH/SCMS com amigos |
Confira a fala da estudante Thayane Lima sobre o PGL na Santa Casa
Nenhum comentário:
Postar um comentário