quinta-feira, 27 de julho de 2017

Dia 27 de Julho - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A data se tornou oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho 

No dia 27 de julho é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é um marco histórico na luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de segurança e saúde no trabalho. Ao longo do tempo, um conjunto de medidas legislativas foram aplicadas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores.

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972 com a publicação das duas Portarias que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. Por isto, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

O então ministro do Trabalho, Júlio Barata, atualizou o artigo 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que discorre sobre as condições internas de uma empresa em relação à saúde e à segurança. Esse artigo também trata da atuação e formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Caros colaboradores vamos juntos trabalhar para reduzir o índice de acidentes do trabalho.

 DICAS PARA PREVENIR ACIDENTES NO TRABALHO
Crie uma política de segurança. Escreva um manual que diz como evitar acidentes no local de trabalho e inclua instruções sobre como armazenar e carregar produtos perigosos e tóxicos.

Ponha alguém para gerir a segurança da sua empresa. Discuta as políticas de segurança atuais com esta pessoa e crie um plano para se certificar de que elas sejam cumpridas. Pergunte para o gerente se ele está ciente de todas as responsabilidades, demonstrando seu apoio a ele e marque encontros de rotina para discutir preocupações e soluções para prevenir acidentes de forma mais eficaz.

Explique suas expectativas sobre o que é um ambiente de trabalho seguro. Fale para os seus empregados regularmente que a segurança é uma grande preocupação em seu negócio. Você pode fazer isso cara-a-cara, reforçar as suas expectativas em memorandos e divulgar essas informações para toda a empresa.

    Não basta falar sobre segurança: é preciso agir de acordo. Se alguém encontrar um risco de segurança, corrija-o. Não espere que ele se corrija ou pense que alguém vá fazer isso por você.
    Pergunte a seus funcionários se eles têm alguma sugestão sobre como melhorar a segurança. Um coordenador de segurança é muito útil, mas várias cabeças sempre pensam melhor que uma. Crie um formulário e deixe que os seus empregados respondam anonimamente.
    inspecione sua instituição regularmente com o coordenador de segurança e certifique-se de que sua equipe está seguindo as políticas que foram implementadas. Verifique as áreas preocupantes para assegurar-se de que foram tomadas as devidas precauções. Se você vir uma área que é motivo de preocupação, fale com a pessoa responsável e, em seguida, marque uma reunião com todos os funcionários para dizer que você não gostaria que a falha acontecesse novamente.
    Agende treinamento regular para todos os cenários que representem um risco para acidentes. O treinamento deve falar sobre o transporte de objetos pesados e uso de equipamentos mecânicos e ferramentas.
        O tipo de treinamento vai depender do tipo do seu negócio. Algumas empresas, como restaurantes ou armazéns, precisam dar um treinamento mais intensivo do que os outras.
        Agende treinamentos para todos os funcionários anualmente. Os funcionários podem achar isso muito irritante, mas eles devem saber que os programas estão aí porque a sua empresa leva a saúde e segurança deles a sério.

João Neto
Coordenador de hotelaria hospitalar da Santa Casa de Sobral
Téc. em segurança no trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário