terça-feira, 28 de junho de 2016

Santa Casa realiza reunião com a Coordenação do Curso de Medicina de Sobral da UFC

Da esquerda para a direita: Prof. Renaud Aguiar, Prof. Dr. Juvenal Linhares e Profª Drª Keila Ponte
Na manhã desta quinta-feira (27) aconteceu reunião da representação docente do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) com a Diretoria do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobra. Na ocasião, foram discutidos temas voltados para as ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas aos estágios do Curso na Santa Casa e o regulamento do incentivo à preceptoria.
O Coordenador do Curso de Medicina de Sobral/UFC, Prof. Dr. Juvenal Linhares, recebeu a equipe de gestão do DEPE/SCMS para o encontro na sala da Coordenação do Curso. Na ocasião Profª Drª Keila Azevedo (Diretora Adjunta) Renaud Aguiar (Coordenador Executivo do DEPE) apresentaram apauta do encontro. Na oportunidade, foi ressaltado o compromisso das duas instituições para proporcionar a melhor formação aos acadêmicos do Curso de Medicina Sobral/UFC em estágio no Hospital.
Foto: Reprodução
História do Curso
O Curso de Medicina/UFC-Campus de Sobral iniciou suas atividades no dia 2 de abril de 2001, no Centro de Ciências da Saúde, Campus do Derby, da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA no Reitorado do Prof. José Teodoro Soares. Conscientes da grandeza do desafio, mas tomados de determinação e contando com o apoio irrestrito da Direção da Faculdade de Medicina em Fortaleza, na pessoa do Prof. Henry de Holanda Campos, iniciamos o Curso com 40 alunos aprovados no concurso Vestibular de 2000.2 e contando com oito professores e um servidor técnico-administrativo.

Naquele momento sabíamos que a expansão da Faculdade de Medicina da UFC para Sobral não era fruto de um ato impensado. Ao contrário, estávamos conscientes das dificuldades que se avizinhavam, porém entendíamos ser o Curso uma boa semente inteligentemente lançada em Sobral, solo fértil. Mais ainda, tínhamos confiança na liderança do Magnífico Reitor da UFC, Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra, e na força da parceria formada entre UFC, UVA, Prefeitura Municipal de Sobral, Governo do Estado do Ceará e Diocese de Sobral (Santa Casa de Misericórdia de Sobral e Hospital do Coração).

Ao longo do primeiro ano acompanhávamos atentamente a construção do Bloco de Anatomia (1º bloco) e Bloco Didático (2º bloco), com uma área construída de 2.921 m², inaugurados pelo Magnífico Reitor da UFC, Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra e pelo então Prefeito de Sobral, Cid Ferreira Gomes, em 5 de julho de 2002.

Iniciamos o segundo ano letivo em março de 2002, já nas dependências do Curso de Medicina de Sobral, que contou com a parceria do Governo do Estado que, por ato do Governador, Tasso Ribeiro Jereissati, destinou a primeira parcela de recursos para a aquisição de climatização, equipamentos de laboratório e mobiliário.


Em 10 de Fevereiro de 2006, o Prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, realizou a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção do Bloco Central (3º bloco), com 2.113m² de edificação e 4.000m² de urbanização, constituído de auditório, biblioteca, salas de estudos, coordenação, secretaria executiva, secretaria acadêmica, centro acadêmico, sala de reuniões, lanchonete, sala de reprografia, salão para recepções e exposições. Esta obra foi inaugurada na presença do Magnífico Reitor da UFC, Prof. René Teixeira Barreira, por ocasião da Colação de Grau da Primeira Turma de nosso Curso, ocorrida em 18 de janeiro de 2007. Atualmente, o Curso de Medicina de Sobral da UFC conta 390 alunos regularmente matriculados na graduação, 86 professores efetivo e 47 servidores técnico-administrativos. Nestes 14 anos de existência, já foram formados 499  médicos em Sobral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário