Em um período de recursos financeiros extremamente limitados para o curso médico de Sobral, o visionário Prof. Dr. Gerardo Cristino, então coordenador do Curso, empreendia esforços para garantir condições dignas de ensino. Sob a severa condição climática de calor na cidade, apenas ventiladores não bastava.
Assim, ele enviava ofícios para autoridades políticas, empresariais e científicas, buscando climatizadores para equipar as salas do recém-inaugurado bloco 2. Esse esforço culminou em uma colaboração inestimável a do o Prof. Dr. Odorico Moraes, Diretor do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM/UFC), que estendeu a mão ao curso.
O relato dessa colaboração é inspirador: foi o Prof. Odorico Moraes quem, por meio de uma doação de seu próprio laboratório de pesquisa, possibilitou a climatização da primeira sala de aula do Bloco 2, em 2002. Essa ação foi um marco, pois representava não apenas conforto, mas o reconhecimento e o apoio direto de um centro de excelência da UFC (o NPDM) a um curso que era instalado de forma incipiente.
A presença do Prof. Odorico Moraes no Curso era um momento de muita alegria, em especial para os professores pesquisadores pioneiros, em especial a Profª Mirna Marques, Prof. Ronaldo Graça, Prof. Vicente Pinto, Prof. Geison Lira e Prof. Eládio Pessoa, pois aqui ele compartilhava todo seu know-how e trazia importantes contribuições para o avanço da pesquisa científica de referência para Sobral.
Em 2005, para uma plateia de alunos e professores, o Prof. Odorico Moraes proferiu uma palestra memorável exatamente na sala de aula que ele ajudou a climatizar. Foi um momento emocionante que celebrou a ciência, a educação e a força da colaboração dentro da UFC.
O trabalho conjunto do Prof. Gerardo Cristino e a generosidade do Prof. Odorico Moraes são lembranças vivas de que a superação e a solidariedade são pilares fundamentais na construção da história de excelência da escola médica sobralense da UFC, desde 2001.
Fonte: @fotos_medsobral_ufc (Instagram)

.jpeg)


.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário