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Foto: https://www.stacasa.com.br/ |
A internação hospitalar pode trazer incertezas para pacientes e seus familiares, especialmente quanto ao tratamento a ser realizado e ao tempo de permanência no ambiente hospitalar. No entanto, quando as equipes multiprofissionais colocam usuários e seus parentes no centro do cuidado, a experiência se torna mais humana e acolhedora. É o que atesta Nazaré de Maria Araújo Lopes, 61 anos, aposentada, que passou por uma cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Sobral no início deste mês. “Fui muito bem acolhida desde o momento em que cheguei à Santa Casa. Vi Deus cuidando de mim em cada pessoa. A todo momento eu era informada sobre o que ia acontecer, sempre com muito cuidado”, relatou. O balconista Cícero Hélio Lopes, 47 anos, também internado na instituição, reforça a qualidade da assistência. “O atendimento aqui é muito bom”, resume.
Promover assistência e ensino em saúde com qualidade, humanização e credibilidade é a missão da Santa Casa de Sobral. Com esse compromisso, o Núcleo de Experiência do Paciente (Nexp) é uma iniciativa que busca melhorar a jornada dos usuários dentro do hospital, fortalecendo o acolhimento e a escuta ativa.
Por meio de um trabalho integrado com as diversas coordenações e setores como Serviço Social, Psicologia e Ouvidoria, o Nexp promove ações centradas nas necessidades dos pacientes e suas famílias. "Atuamos como um núcleo com uma comunicação com os vários setores. Não fazemos nada sozinhos. Tudo em prol do paciente", ressalta a assistente social do Nexp, Leidiana Aguiar. A enfermeira do Nexp, Ana Graziele Soares, reforça que o diálogo constante é essencial. “A abordagem cuidadosa com o paciente e os familiares, conversar e esclarecer as dúvidas é muito importante para a experiência do paciente”, completa.
Para a diretora assistencial da Santa Casa, Maria de Lourdes Santos, os avanços são reflexo de um cuidado centrado no paciente. “A Santa Casa tem investido fortemente na qualificação do cuidado e na valorização do Núcleo experiência do paciente como eixo central da assistência. Entendemos que proporcionar um cuidado mais humanizado, com foco na segurança do paciente, e que seja seguro e resolutivo, depende da constante atualização dos nossos profissionais e da integração com outras instituições que compartilham dessa mesma visão”, garante.
Além do acolhimento das famílias, o Nexp também contribui com processos para agilizar a alta segura dos pacientes e o giro de leitos, permitindo que mais pacientes da Região Norte do Ceará sejam atendidos com eficiência e segurança.
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