terça-feira, 16 de outubro de 2018

Hospital do Coração de Sobral implanta novo serviço de recuperação de sangue em parceria com o Hemocentro de Sobral

Momento da entrega do equipamento no Hospital do Coração
Pacientes submetidos à cirurgia de grande porte poderão receber autotransfusão de sangue, o que diminui os riscos transfusionais.
Na manhã desta segunda-feira (15/10), o Hospital do Coração Pe. José Linhares Ponte da Diocese de Sobral disponibilizará mais um importante serviço para todo população sobralense. Trata-se de um novo método de recuperação de sangue, através da
autotransfusão, que acontece por meio de uma máquina de recuperação intra-operatória de sangue, voltado para as cirurgias cardíacas de grande porte. O equipamento foi entregue ao hospital pelo  Hemocentro de Sobral, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará/Hemoce, do Governo do Ceará.
Equipe do Hemocentro de Sobral apresenta a máquina de recuperação de células sanguíneas
O serviço vem dar suporte aos profissionais do HC nas cirurgias de grande porte. Durante estas cirurgias, o equipamento retira o sangue que seria perdido e recupera para ser autotransfundido no paciente. A técnica é importante tanto para pessoas que tem alguma incompatibilidade sanguínea ou para aquelas que por outro motivo se recusem a receber transfusão de sangue. Além disso, o paciente tem o benefício de receber novamente suas próprias células, o que diminui a necessidade de transfusão e reduz o risco de reações.
Sobral será a primeira cidade do interior do Ceará com o serviço. “O Hospital do Coração em Sobral é uma unidade que realiza grandes cirurgias e em procedimentos maiores, consequentemente ocorre uma perda de sangue maior. Então, diante da necessidade, o serviço será iniciado no hospital e vai trazer um grande benefício para toda zona Norte”, explica Régis Ferreira Gomes, diretor do Hemocentro de Sobral, lembrando que esta máquina de recuperação de células sanguíneas é a primeira implantada no interior do Ceará,as quatro em funcionamento estão em Fortaleza . Um enfermeiro que faz parte da equipe do Hemoce ou que recebeu treinamento do hemocentro é quem operará a máquina de recuperação. 
Equipe do Hemocentro de Sobral e equipe do Hospital do Coração 
Durante a cirurgia, o sangue do paciente é aspirado para um reservatório até atingir o volume ideal para a autotransfusão. Antes de ser reinfundido, esse sangue passa por uma centrifugação onde será separado somente as hemácias que serão devolvidas ao paciente ainda na sala de cirurgia. Todo o processo é feito pela máquina automatizada com kit descartável. Existem casos que é necessário repor outros hemocomponentes como plaquetas é plasma, dessa forma ainda seja necessário uma transfusão.
Dr. Joaquim David Carneiro, Dom Vasconcelos e Régis Ferreira Gomes
Na ocasião, compuseram a mesa solene do evento da entrega do equipamento Dom José Luiz de Vasconcelos (Bispo Diocesano), Dr. Gerardo Cristino Filho (Secretário da Saúde de Sobral), Padre Bosco Linhares (Diretor Financeiro da Santa Casa de Sobral), Dr. Joaquim David Carneiro (Diretor do HC), Régis Ferreira Gomes (Diretor do Hemocentro de Sobral), Dr. Daniel Hardy (Diretor do HRN), Ducinalda Braga (11ª CRES/Sobral) e Valmir Silva (Representante Evangélico), além da presença de profissionais de saúde das diversas categorias, representantes de instituições hospitalares e colaboradores do Hemocentro de Sobral. Para o cardiologista Dr. Joaquim David Carneiro, este serviço representa um grande avanço para o hospital e um suporte importante para a recuperação e melhoria do paciente pós-cirurgia.

Registro do Momento








Nenhum comentário:

Postar um comentário