segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Santa Casa de Sobral promove Campanha Setembro Verde para incentivar doação de órgãos

Um único paciente pode salvar até dez vidas. É possível doar rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como ossos e córneas

A Campanha Setembro Verde, destinada ao incentivo à doação de órgãos e tecidos, anualmente é promovida pela Santa Casa de Misericórdia Sobral. O tema da doação de órgãos está cada vez mais presente nas discussões sociais, em especial entre quem precisa de um transplante. A boa notícia é que um único paciente pode salvar até dez vidas. É possível doar rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como ossos e córneas. A Santa Casa de Sobral é o único hospital da Região Norte credenciado a realizar transplantes.
A taxa de doadores de órgãos no Brasil subiu de 14,6 pessoas por milhão de habitantes para 16,2 no primeiro semestre deste ano, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). A expansão atingiu 11,8%, o que leva o país a ficar bem próximo da meta prevista para este ano de 16,5 doadores efetivos por milhão de habitantes.
Confira entrevista exclusiva com o médico oftalmologista e responsável técnico pelo Banco de Olhos da Santa Casa de Sobral, Ribamar Fernandes.
Correio da Semana – A campanha Setembro Verde tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. O Brasil, e de forma especial, o Ceará e a nossa cidade de Sobral têm potencial para crescer na doação de órgãos?
Ribamar Fernandes- Sem dúvidas. O Brasil, o Ceará e Sobral têm muito potencial a ser explorado nessa questão da doação de órgãos. O estado do Ceará já tem um bom número de captação de córneas, uma aceitação muito maior e uma formalização nessa questão. Nossa fila praticamente é zerada no transplante de córnea, mas nos outros órgãos ainda existe uma fila de espera. O que percebo é que pela quantidade de hospitais, de leitos, e, infelizmente, alguns pacientes muito jovens que acabam falecendo por acidentes, por trauma, armas de fogo ou arma branca, acabam tendo uma morte quando tinham ainda todos os seus órgãos funcionando muito bem. Seriam pessoas que ao morrer teriam condições de doar os órgãos. Existe ainda um grande potencial de crescimento, sem sombra de dúvidas.

 
CS- Como será a campanha deste ano na Santa Casa de Sobral e no Banco de Olhos?W
Ribamar – A campanha do mês de setembro não é somente do Banco de Olhos, mas relacionada às doações em geral e existe a parte mais específica da captação de olhos. É uma campanha de divulgação, de lembrar a toda a população a importância de ser doador de órgãos. Tem muitas pessoas esperando, aguardando na fila por uma oportunidade de voltar a enxergar, de continuar vivendo. Muitas pessoas cuja única forma de continuar vivendo é recebendo um coração, um fígado, um rim.
Dr. Ribamar Fernandes Filho
CS- Em quais casos é possível fazer a doação de órgãos?
Ribamar – Existem basicamente dois tipos de doação, um doador de múltiplos órgãos, que é quando o paciente teve primeiro a morte encefálica. Nesse caso, foi uma morte por AVC ou traumatismo crânio-encefálico ou um tumor dentro da cabeça ou um tiro direcionado à cabeça que fez com que o cérebro morresse antes de parar o coração, o rim e o fígado, por exemplo. O paciente vai para a UTI, mas é detectado que o cérebro não está mais funcionando e que se desligar o aparelho, para de funcionar os outros órgãos. Nesses casos, mantém-se através de aparelhos e medicamentos o coração ainda batendo e a temperatura do paciente dentro da normalidade, os rins tentando funcionar, o fígado, a respiração para ver se esses órgãos que podem ser doados resistem algumas horas a mais enquanto se faz a entrevista com a família para saber se aceita a doação desses órgãos. Já a outra condição de doação é o coração parado. É aquele paciente que quando morre o cérebro o coração já parou também. Nos casos em que teve a morte já com o coração parando, então não tem como doar o coração, o fígado e os rins porque precisa ter o sangue circulando para ter as doações. Aqui no Ceará o que basicamente nós fazemos é a captação das córneas que é um tecido do olho humano que é aproveitável para o transplante. Podemos fazer essa captação até seis horas depois que o coração parou porque a córnea não recebe a nutrição do sangue, não tem veias dentro dela. Ela recebe a nutrição através de um líquido que é produzido dentro do olho e que, mesmo depois que a pessoa morre, consegue deixar essa córnea sobrevivendo por até seis horas.
CS-. Aqui na região norte, o único hospital que realiza transplantes é a Santa Casa? E apenas o transplante de córnea?
Ribamar - O único hospital credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes para a realização de transplantes é a Santa Casa de Sobral em toda a Região Norte. O único tecido que está sendo transplantado atualmente é a córnea. Nós temos autorização para transplantar córneas. Já tivemos transplantes renais anos atrás porque a equipe médica da época era interessada em fazer esse transplante e acompanhar o pós-operatório. No momento, a Santa Casa tem estrutura para fazer também o transplante renal, mas necessita de um corpo clínico que esteja voltado também para essa causa. Autorizado e mostrando interesse em realizar, somente o transplante de córnea atualmente.

Fonte: Jornal Correio da Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário