terça-feira, 7 de agosto de 2018

Santa Casa de Sobral participa da Semana do Aleitamento Materno


Programação contará com blitz nos setores do hospital promovendo o aleitamento e a doação de leite materno, além de palestra magna

Mãe de primeira viagem, Brenda Emanuele Sousa Oliveira não sabia quase nada sobre amamentação até nascer a pequena Lis Emanuelly no dia 31 de julho na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Agora, Brenda tem certeza de que deseja amamentar a filha pelo menos até o sexto mês. “Tem todos os nutrientes que minha filha precisa e é muito mais saudável”, garante. O incentivo à amamentação e à doação de leite materno são objetivos da Semana Nacional do Aleitamento Materno 2018 cujo tema geral é “Amamentação é a base da vida”. No Brasil, a Semana começou a ser celebrada no dia primeiro de agosto. Em Sobral, as comemorações tiveram início na sexta-feira, 3 de agosto, e seguem até dia 10 de agosto. Entre os parceiros locais estão a Santa Casa de Sobral, a Secretaria Municipal de Saúde e o curso de enfermagem da Universidade Vale do Acaraú (UVA).
Na segunda-feira, 6, haverá uma palestra magna no Centro de Convenções às 18h com o tema da Campanha: “Amamentação é a base da vida”. O tema será conduzido pela pediatra Juliana Pinto com a presença da nutricionista da Santa Casa de Sobral, Kelle Tomais. Na terça-feira, 7, a Santa Casa de Sobral contará com a Gincana Dourada que irá premiar os projetos que mais realizaram ações para o aumento do aleitamento e redução do uso de fórmulas na alimentação dos bebês, além de técnicas de humanização no parto.
Nos dias 8 e 9 haverá uma capacitação para agentes de saúde abordando a amamentação e o manejo adequado na doação de leite materno. Também na quinta-feira, 9, receberão os certificados os profissionais treinados em um curso de 20h destinados a capacitar sobre o tema, já que a Santa Casa de Sobral é um Hospital Amigo da Criança. Na sexta-feira, 10 de agosto, haverá uma ação no shopping com rodas de conversa sobre amamentação e tira-dúvidas de doação. Serão abordados os temas: cuidado das mamas, Banco de Leite, Posto de Coleta e orientação nutricional para gestantes e lactantes.
Incentivo à amamentação
O incentivo à amamentação começa na hora do parto, segundo a coordenadora da maternidade da Santa Casa de Sobral, enfermeira Michelle Prudêncio. “Um parto humanizado em que a mulher está bem cuidada para ter seu bebê, ela está mais tranquila também para amamentar”, ressalta. A coordenadora lembra que o Centro de Parto Normal da Santa Casa de Sobral conta com quartos privativos com banheiras, banho quente, massageadores, camas apropriadas para parto, cadeiras de parto e berços aquecidos, além de toda uma estrutura para acolher partos de alto e baixo risco. “A mulher pode escolher a posição na hora do trabalho de parto”, garante. A enfermeira obstetra Rosana Furtado explica que todas as mulheres que se tornam mães na Santa Casa de Sobral recebem todas as orientações para a amamentação dos bebês.
A programação na Santa Casa de Sobral também contará com uma blitz nos setores do hospital para orientar as pacientes e acompanhantes sobre o cuidado com as mamas, a doação e ordenha correta do leite e para passar a informação de que o hospital conta com uma sala de apoio à mulher que amamenta para as funcionárias com bebês e a sala de ordenha para as doadoras de leite materno.
Objetivos da Semana do Aleitamento Materno 2018
– Informar as pessoas como a amamentação está ligada à nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza.
– Ter na amamentação clareza de esta ser a base que ancora tudo na vida.
– Envolver-se com indivíduos e organizações visando maior impacto.
– Estimular ações para promover a amamentação como parte da nutrição, da segurança alimentar e de estratégias para redução da pobreza.

Homenagem
Lilia Ferreira Gomes Dias, 33, advogada e empresária

Representando as mulheres doadoras de leite materno, a advogada e empresária Lilia Ferreira Gomes Dias, 33, será homenageada pela Santa Casa de Sobral. Com pouco menos de um mês de nascimento de sua primeira filha, Liz, com 1 ano e 1 mês, Lilia começou a doar o leite excedente. “Sempre tive muita vontade de amamentar mesmo antes de engravidar. Quando consegui e vi que tinha mais que o suficiente para minha filha, queria poder contribuir com outras crianças que precisavam”, ressalta. Sobre a homenagem da Santa Casa, ela se diz gratificada. “Tudo foi de coração e isso é que me deixa gratificada”, ressalta. As doações aconteciam semanalmente até Liz completar seis meses e então ficaram mais espaçadas. Lilia garante que amamentar e doar leite materno são experiências únicas. “Todos sabemos da importância de uma boa alimentação na fase inicial da vida de uma criança. O leite materno, inclusive, é considerado o alimento mais completo do mundo. Então, como tive oportunidade de alimentar minha filha, também quero poder compartilhar desse alimento (o leite materno) com outras crianças que não puderam se alimentar diretamente dos seios de sua mãe”.

Fonte: Jornal Correio da Semana
Jornalista; Terezinha Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário