sexta-feira, 24 de agosto de 2018

APAE de Forquilha realiza ações durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Mães, colaboradoras internas da APAE/Forquilha e visitantes após palestra do psicólogo Dr. Aristides Parente
Na manhã desta quinta-feira (23/08), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Forquilha realizou uma série de atividades voltadas para a família dos usuários atendidos pela associação. O momento faz parte das ações desenvolvidas em alusão à 16ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto, e traz como tema: "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas". O evento, que anualmente é realizado em todo território nacional nas sedes da APAE, busca reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos com esta finalidade.
Registro após desfile para a escolha da Garota e do Garoto da APAE de Forquiha
O momento contou com ações de prevenção aos agravos à saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e tipagem sanguínea, além de palestra sobre os condicionamentos emocionais de quem cuida de jovens e crianças com deficiência e/ou necessidades especiais. Na ocasião, o psicólogo, Dr. Aristides Parente, proferiu exposição dialogada para mães, pais e demais cuidadores dos alunos e alunas da associação. 
Momento da palestra do psicólogo Dr. Aristides Parente na APAE/Forquilha
Após a palestra, foi realizado um sorteio de vários brindes entre os cuidadores presentes ao evento que foram doados por colaboradores/empreendedores da cidade que estão ao lado da causa da APAE. Atualmente, a associação presta atendimento a 165 jovens e crianças e conta com um grupo de colaboradores internos de 30 pessoas. 
Durante as ações foram oferecidos serviços de saúde com a apoio do ITES
Conforme Maria José Loiola, presidente da APAE/Forquilha,  o objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. “Com base no tema: "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas" a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos. seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, salientando o empoderamento das famílias com pessoas com deficiência”, ressalta Maria José Loiola (Mazé), que desde 2002 está à frente da APAE/Forquilha, mas que ainda existe muita dificuldade de inclusão social das pessoas com deficiência. 
À esquerda Regina Cosmo (coordenadora APAE/Forquilha) com Maria José Loiola (presidente APAE/Forquilha)
Na programação do evento voltada para a família, destaque para o momento da palestra proferida pelo psicólogo Dr. Aristides Parente que abordou questões de ordem emocional e comportamental dos cuidadores de pessoas com deficiência. Em uma abordagem lúdica, ele discorreu sobre questões decorrentes do sofrimento vivido pelos cuidadores e apresentou alguns caminhos possíveis para o enfrentamento das dificuldades de vivência bem como de inclusão social da pessoa com deficiência e da família. Ainda como parte do cronograma das atividades realizadas na manhã da quinta-feira (23/08), destaque para o desfile onde foi escolhido a Garota e o Garoto APAE de Forquilha. Na oportunidade, uma animada plateia, juntamente com os professores dos candidatos, incentivaram e vibraram com os garotos e garotas que pisaram na passarela. Os candidatos, cada um em seu estilo com seus projetos de vida e interesses pessoais, arrancaram aplausos e emocionaram o público presente. 
Jovens da APAE/Forquilha que participaram do desfile para a escolha do Garoto e da Garota APAE
A programação e ações realizadas contaram com o apoio e trabalhos da equipe de colaboradores internos da APAE/Forquilha:  Regina Cosmo (Coordenadora) e as Professoras:. : Evanda Torres, Patrícia Araújo, Rosângela Ximenes, Cícera Pedrosa, Sâmia Siqueira, Luana Loiola, Viviane Ribeiro, Neuzita Mesquita, Raquel Santos e Clarice Lopes. Todas as ações realizadas durante a Semana Nacional buscam  promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, na perspectiva da inclusão social de seus usuários, bem como socialização entre os usuários da PAE/Forquilha e as suas família, buscando sempre a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Mães, colaboradoras internas da APAE/Forquilha e visitantes após palestra do psicólogo Dr. Aristides Parente

Como faço para ajudar 
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS/ APAE - FORQUILHA? Para ajudar a instituição, entre em contato pelo telefone 88-36191400, e marque uma vista com o responsável. Todas as instituições gostam de ser visitadas, desde que se tenha o cuidado de marcar antes a visita.
Como fazer doações de objetos para o(a) ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS/ APAE - FORQUILHA? O ideal é verificar com a instituição, pelo telefone 88-36191400, quais as necessidades atuais de doação (caso a lista não esteja disponível nesta página). Para entregar os objetos normalmente não é necessário marcar hora. Geralmente as instituições não buscam doações na casa dos doadores, sendo necessário entregar direto na instituição.

Como fazer doações em dinheiro?

Registro do Momento na APAE/Forquilha



 



Fotos e Matéria: Vanderley Moreira (Jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário