terça-feira, 24 de abril de 2018

Professor do Curso de Medicina de Sobral apresenta trabalho em congresso internacional

Prof. Dr. Paulo Roberto Lacerda Leal do Curso de Medicina da UFC em Sobral
O Prof. Dr. Paulo Roberto Lacerda Leal, do Curso de Medicina do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Sobral, teve trabalho selecionado para apresentação no 2018 AANS Annual Scientific Meeting (Congresso Anual da Academia Americana de Neurocirurgia), a ser realizado de 28 de abril a 2 de maio, em New Orleans, nos Estados Unidos. O evento representa o mais importante congresso da especialidade, reunindo os mais renomados expoentes da neurocirurgia no mundo, com à realização de conferências e cursos, além de espaço para apresentação de resultados de pesquisas.
O estudo selecionado para apresentação intitula-se “Structural Abnormalities of the Trigeminal Root Revealed by Diffusion Tensor Imaging in Patients with Trigeminal Neuralgia Caused by Neurovascular Compression Before and 4-Year After Microvascular Decompression” e faz parte de projeto de pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Lyon, na França. A pesquisa trata da aplicação da sequência de ressonância magnética, denominada Diffusion Tensor Imaging (DTI) na análise das alterações estruturais dos nervos trigêmeos de pacientes que sofrem de neuralgia do trigêmeo. O estudo representa a continuidade de pesquisas realizadas pelo Professor Paulo Roberto sobre a doença, durante seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Cirurgia na Universidade Federal do Ceará de 2010 a 2015.
Conhecimento
Segundo o Prof. Dr. Paulo Roberto, neurocirurgião, o trabalho permitiu avanços importantes no conhecimento sobre a fisiopatologia da neuralgia trigeminal, a partir do acompanhamento de pacientes antes da cirurgia e durante 4 anos após o tratamento, com realização de imagens em alta resolução dos nervos trigêmeos acometidos. “Com a aplicação dessa sequência, conseguimos realizar medidas indiretas que refletem sobre a micro-estrutura do nervo sintomático ainda na fase de investigação pré-operatória, permitindo definir quais são os melhores candidatos à cirurgia”, diz o pesquisador.  As pesquisas do docente sobre o tema já foram agraciadas com o Prêmio Jovem Neurocirurgião da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia em 2010 e permitiram a publicação de diversos artigos em revistas internacionais indexadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário