sábado, 24 de junho de 2017

Diabete na velhice - Drª Juliana Martins (Médica Geriatra)

Diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica crônica caracterizada por hiperglicemia e alta hemoglobina glicada. O transtorno do metabolismo da glicose (GMD) é decorrente de um defeito na secreção de insulina pelo pâncreas, na ação da insulina nos tecidos alvo (ou resistência à insulina), ou em ambos.
Em idosos, a DM pode incluir dois grupos: “sobreviventes” – que apresentam a tipo 1 do início da idade jovem e diabetes incidente em idade avançada ou DM tipo 2. A maioria das pessoas com mais de 60 anos sofre de DM tipo 2 devido à resistência à insulina.
O idoso é um grupo heterogêneo com diferentes perfis fisiológicos e diferentes capacidades funcionais e expectativa de vida o que pode tornar o manejo do diabetes um desafio. Por isso, um diagnóstico precoce ainda num estágio considerado pré-diabetes, é essencial para um melhor prognóstico e controle da doença.
O diabetes em adultos mais velhos está associado a maior mortalidade, redução do status funcional e aumento do risco de institucionalização devido ao impacto na capacidade e se manter independente. Os adultos mais velhos com diabetes estão em risco substancial para complicações microvasculares e cardiovasculares agudas e crônicas.
Fatores de risco
São consideradas multifatoriais as causas que podem levar um idoso a apresentar DM 2. Estas incluem aspectos genéticos, diminuição da secreção de insulina, sedentarismo, má alimentação, sobrepeso e obesidade. O último é responsável pela resistência à insulina, que é a principal causa da síndrome metabólica e DM tipo 2 em adultos e idosos.
A falta de atividade física adicionada aos transtornos alimentares que caracterizam o estilo de vida moderno são os fatores que mais aumentam riscos.
Como evitar?
A prevenção é a chave. A atividade física aliada a redução de peso e exclusão de alimentos refinados como os compostos de açúcar e farinha branca, são meios de de prevenir a obesidade e a resistência à insulina na velhice.

Drª Juliana Martins - Geriatria / CRM 12113
Marque sua consulta: (88) 36772310 ou 36772311
Rua: Maestro José Pedro, 407 - Centro - Sobral-CE
(Instituto Neurológico São Lucas) - 















Foto: Marcildo Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário