quarta-feira, 22 de março de 2017

Serviço de Nutrição da Santa Casa realiza encontro de atualização no Dia Mundial de Atenção à Disfagia

Foto: Divulgação
Na manhã desta terça-feira (21), aconteceu um momento atualização profissional em alusão ao Dia Mundial de Atenção à Disfagia, organizada pela Comissão de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS). O evento foi realizado na sala de multimídias do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa, com a presença de nutricionistas, enfermeiros, residentes e bolsistas do hospital. O encontro foi organizado pela Coordenadora do Serviço de Nutrição/SCMS, Élcia Portela, com a participação das nutricionistas da Santa Casa Kelle Tomais e Lia Dias.
Foto: Divulgação
A disfagia pode ser definida com a dificuldade de deglutição, ou seja, incapacidade de engolir os alimentos e líquidos. Trata-se de um sintoma que afeta ou aumenta o risco de comprometimento do estado nutricional e hídrico, saúde geral e impacto negativo na qualidade de vida. Entre os indivíduos mais suscetíveis, encontram-se: idosos, recém-nascidos prematuros, pacientes com doenças neurológicas (como o acidente vascular cerebral), portadores de síndromes, traumatismos cranioencefálicos e alterações mecânicas (como câncer de cabeça e pescoço, queimaduras, refluxo gastroesofágico e doenças cardíacas).
Foto: Divulgação
Atenção maior deve ser dada à essa condição visto que ela pode ocasionar aumento do risco de pneumonia aspirativa e debilidade de saúde geral, causada pela desnutrição e desidratação; aumento do tempo de internação, o que representa maior risco de infecções, maiores custos hospitalares e mortalidade; bem como apresenta impacto negativo na qualidade de vida, como perda do interesse e do prazer em se alimentar. O tratamento da disfagia deve ser multidisciplinar, com o intuito de promover uma assistência integral ao paciente e alcançar melhores resultados clínicos.
Foto: Divulgação
Abordagens
A abordagem inicial foi conduzida pelo Dr. Henrique Costa Maia, médico nutrólogo, coordenador da equipe multiprofissional de terapia nutricional da Santa Casa, que contemplou aspectos clínicos da disfagia, relativos ao monitoramento e prevenção da broncoaspiração. Posteriormente, o fonoaudiólogo da SCMS, Brisamar Azevedo, ministrou uma palestra sobre a importância do fonoaudiólogo no diagnóstico da disfagia no contexto da equipe multiprofissional de saúde.
Em seguida,  a nutricionista Caroline Farias, representante da Nestlé Alimentos, explanou a intervenção e orientação nutricionais para pacientes disfágicos e pós terapia nutricional enteral. Ao final, foi realizada a demonstração da modificação da consistência da água através do uso de espessantes e houve sorteio de brindes aos presentes. Segundo os participantes, o evento atendeu as expectativas dos presentes, haja vista a abordagem dos profissionais de diferentes categorias e a participação dos presentes nos assuntos elucidados.

Texto: Jéssica Silva (Nutricionista Residente da REMUNE/Santa Casa-INTA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário