segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Itabuna: Santa Casa propõe parcelamento de 13º de funcionários em 6 vezes

Foto: Divulgação
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), no sul da Bahia, pretende parcelar em seis vezes o pagamento do 13º salários dos funcionários da instituição. De acordo com o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do estado (Sinfito-BA), a proposta seria pagar 50% do valor nesta quarta-feira (11) – o que já foi quitado – e o restante ser dividido em cinco parcelas. Pela lei, o valor integral deveria ter sido pago até o dia 20 de dezembro do ano passado. O presidente do Sinfito-BA, Gustavo Vieira, contou que a proposta só foi feita nesta semana. “Eles disseram que pagariam metade agora, e pagaram na última quarta, mas nenhum sindicato aceitou a proposta. [...] Nós já acionamos nossa assessoria e, assim que acabar o recesso do Judiciário, vamos judicializar”, garantiu o presidente. O sindicato questiona, ainda, uma festa que será realizada no final do mês em homenagem aos 100 anos da instituição. “Alega que está sem dinheiro para pagar os trabalhadores, mas gastarão com festa para convidados”, critica. Procurada pelo Bahia Notícias, a assessoria da SCMI confirmou a proposta de parcelamento do 13º salário, mas negou que a instituição arcará com a festa. De acordo com o órgão, o evento será totalmente pago por empresas parceiras, por meio do projeto Amigo Centenário.
BN Saúde

*****
Comentário da Notícia

Fachada da Santa Casa de Misericórdia de Sobral/CE
A dificuldade financeira vivenciada pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna na Bahia, que não consegue pagar o 13º dos seus funcionários, como deveria, não mostra nada de novo no cenário da saúde brasileira. A falta de recursos para investir na saúde é generalizada e não existem perspectivas de melhorias a curto prazo.
Apesar de toda dificuldade financeira, que também vivencia a Santa Casa de Misericórdia de Sobral,  a sua posição é um pouco mais confortável do que a sua co-irmã baiana. Enquanto a Santa Casa de Itabuna entra na manchete por falta de pagamento, a de Sobral aparece promovendo investimentos, realizando processos seletivos, com os salários de seus colaboradores em dia e outras manchetes bem positivas. (Confira nos links abaixo). 







Considerando este quadro comparativo, é importante que todo sobralense, bem como a população da zona Norte do Estado do Ceará, defenda e apoie a Santa Casa de Misericórdia  de Sobral pela segurança que ela representa na assistência à saúde secundária e terciária de quem necessita do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário